Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

FOTOGRAFIA - Steve McCurry fala sobre Afeganistão
Qua, 01 de Julho de 2020 18:33

menina afegã refugiada com olhos penetrantes, que foi capa ...

(Londres, brpress) - A Photo London segue entregando conteúdo de primeira grandeza sobre fotografia e fotógrafos de forma online. São debates e depoimentos que podem ser acessados mediante registro no site. 

 No quarto vídeo da série autobiográfica feita a partir do isolamento, o fotógrafo norte-americano Steve McCurry – que a editora da brpress, Juliana Resende, entrevistou no lançamento do livro Afghanistan, na livraria da editora Taschen, na praça Dure of York, em Londres – continua a narração sobre sua primeira (e decisiva para sua carreira) viagem ao Afeganistão, em 1978.

Menina afegã

É dele a foto do menina afegã refugiada com olhos penetrantes, que foi capa da National Geographic de junho de 1985 e tornou-se uma das mais emblemáticas da história fotográfica. Ao documentar os conflitos seminais do país, McCurry percebeu que não era um fotógrafo de notícias, nem de guerra, pois no que ele estava realmente interessado era na história mais profunda sobre a condição humana.

Steve McCurry segue como um dos mais relevantes nomes da fotografia contemporânea, estando no mesmo patamar do brasileiro Sebastião Salgado. Há mais de três décadas, McCurry documenta conflitos, culturas desaparecidas, tradições antigas e também a cultura contemporânea.