Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MÚSICA - Single Kwest junta amigos de Bowie e homenageia Ziggy Stardust
Sex, 19 de Junho de 2020 13:52

Mark Radcliffe Paul S Langley formam o duo UNE e homenageia...

(Londres, brpress) - Fãs de Bowie essa é para vocês – direto da fonte exclusiva da brpress em Londres: o single Kwest, homenagem a David Bowie pelo 48º aniversário do lançamento do álbum Ziggy Stardust and The Spiders from Mars, em 16 de junho de 1972. A música é sobre a charmosa rua londrina Heddon Street, em que Bowie posa para a icônica capa do álbum.

 A consultora criativa Susie Howard – a mesma articuladora do projeto fotográfico Ricochet: David Bowie 1983 – conta que o projeto colaborativo foi feito em confinamento, durante a quarentena. A banda eletrônica UNE, formada pelo do veterano DJ da rádio BBC e jornalista musical Mark Radcliffe e Paul S Langley, assina Kwest. A faixa está disponível gratuitamente no YouTube, Deezer e Spotify.

Velhos amigos

 Gary Kemp, do Spandau Ballet, contribuiu com um solo de guitarra a la Mick Ronson, que tocou com Bowie em Ziggy Stardust. Um dos velhos amigos e parceiros de David Bowie, George Underwood – designer da capas de discos clássicos, entre eles Ziggy Stardust e Hunky Dory –, cedeu algumas obras de arte para o projeto.

“Passava horas olhando a capa de Ziggy Stardust e sonhando sobre como um simples estudante secundário poderia ter um futuro menos ordinário”, lembra Mark Radcliffe. Ele diz que Kwest surgiu de sua “própria busca de encontrar o local onde David Bowie estava, embaixo da placa K. West, na Heddon Street posando para a capa de Ziggy Stardust, meu álbum favorito de todos os tempos”. O local ficou eternizado por uma placa, no número 23 da  Heddon Street, instalada graças aos esforços de Susie Howard e que se tornou spot disputado por turistas para fotos.

 “Quando contei à Susie sobre a música Kwest, ela me colocou em contato com Gary Kemp, e ele gentilmente forneceu o brilhante solo da guitarra”, continua Radcliffe. A faixa também tem participação de Sam Lyon e Lorna Skingley,  “a quem agradeço pelos vocais maravilhosos”, além de Clare 'Fluff' Smith, responsável pelos pelos efeitos ‘Viscontinos’ [referência ao produtor musical Tony Visconti, que trabalhou muito com Bowie]”, completa. 

 A textuta sonora eletrônica de Kwest é um amostra do segundo álbum do UNE, Deux, que será lançado em 2021. Quem sabe, até lá Howard e Radcliffe encontrem mais inspirações para reverenciar seu muso, o Camaleão [como Bowie é chamado no jornalismo musical]. “Como aquele colegial com cara de soro de leite, nunca pensei por um momento que um dia encontraria David – o que fiz várias vezes – e, embora agora esteja me adaptando a um mundo sem ele, aprecio reverenciá-lo. Durma bem, DB”, finaliza Radcliffe. 

 (Juliana Resende/brpress)