Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA - Comédia francesa para amantes de livros
Qua, 24 de Julho de 2019 11:22

O crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini) e...

(brpress) - Seriam os críticos literários escritores frustados? O sucesso de um autor desconhecido poderia causar-lhes tamanha inveja a ponto de fazer de tudo para negar-lhe a autoria de um best seller, mesmo que o empenho em provar a falsidade lhe causasse a perda do emprego, da mulher e a conquista de inúmeros inimigos?  Parece ser o caso no filme O Mistério de Henri Pick (Le Mystère Henri Pick, França, 2019), sucesso do Festival Varilux de Cinema Francês 2019 que estreia em circuito comercial em 25/07 – não por acaso, Dia do Escritor!

No divertido  filme de Rémi Bezançon, o crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini, ótimo no papel do “detetive” obcecado) não se intimida em denunciar e apurar a farsa que gira em torno da publicação de um romance intitulado As Últimas Horas de Uma História de Amor. O original é encontrado por acaso e supostamente escrito por Henri Pick, um pizzaiolo recém falecido, residente numa cidade pequena da Bretanha e completamente desconhecido no mundo literário. 

O mistério: a obra foi descoberta numa inusitada Biblioteca de Autores Rejeitados por várias editoras, mantida por uma cuidadosa senhora que se orgulha de preservar a memória destes autores desconhecidos. Explica-se: num mundo em que sequer a memória dos notáveis consegue se perpetuar, dá o que pensar o desejo e o empenho em preservar a memória  “literária” destes rejeitados.

(Angélica Campos/brpress)

Assista ao trailer de O Mistério de Henri Pick: