Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LITERATURA INFANTIL - Lançamentos e exposição celebram magia de ler
Qui, 18 de Abril de 2019 11:52

Visconde de Sabugosa e Emília, no Sítio do Pica-Pau Amarel...

(brpress) - Viva o livro infantil! Ler é exercitar a imaginação e, portanto, exercitar a criatividade. Achamos que os adultos também têm nos livros infantis um portal para um mundo mágico de possibilidades e sonhos. E falando neles, fique de olho no novo livro de Heloisa Prieto, Visitando Sonhos (saiba mais no vídeo abaixo), que sai no fim do mês pela Estrela Cultural, braço editorial da amada marca de brinquedos. 

O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, também é conhecido como Dia de Monteiro Lobato, por ser a data do nascimento do escritor, em 1882, considerado o pai do gênero no Brasil e autor do Sítio do Picapau Amarelo, transformado num bem sucedido programa infantil pela TV Globo. 

Exposição

Nesta data abre a exposição Monteiro Lobato: O Homem, Os Livros, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. A curadoria é da bibliotecária Ana Merege, uma entusiasta da obra do escritor, e de Veronica Lessa, coordenadora de Difusão Cultural da BN.

“Ao pesquisar sobre Lobato, vemos que sua contribuição à literatura brasileira foi muito além das fronteiras do Sítio do Picapau Amarelo”, explica Merege. “É o que procuramos mostrar nesta exposição, buscando contemplar os vários artistas que contribuíram para enriquecer suas obras e chamando atenção para o trabalho dele como editor e tradutor, cuja iniciativa deu grande impulso ao mercado do livro no Brasil”. 

O Brasil e os livros

Chamam atenção na exposição cartas de Lobato ao escritor Lima Barreto, em que comentava sobre a dificuldade de vender livros no Brasil – uma realidade que permanece a mesma até a presente data, em que sua obra entra em domínio público. Que o Brasil rico em folclore, cultura popular e fantasia de Monteiro Lobato vá ainda mais longe. 

Em Londres, não perdemos a chance de conhecer o universo maravilhoso – e monstruoso – da autora Julia Donaldson, que faz a alegria dos pequenos e crescidinhos nas livrarias e nos teatros com The Gruffalo. 

Monteiro Lobato: O Homem, Os Livros

Visitação: 18 de abril a 18 de julho, segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado, das 10h30h às 14h30.

Fundação Biblioteca Nacional - Avenida Rio Branco, 217, Rio de Janeiro/RJ

Veja o vídeo do livro Visitando Sonhos, de Heloísa Prieto: