Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

BRASIL - Lava Jato prende Michel Temer
Qui, 21 de Março de 2019 13:31

Prisão de Temer é preventiva – bem como a de Moreira Fr...

(brpress) - Para quem já estava esquecendo e se surpreendeu com a prisão de Michel Temer hoje:

Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. A prisão teve como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer e também preso), do ex-ministro de Minas e Energia no seu governo Moreira Franco, também preso(e com o conhecimento de Temer). A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Além deste inquérito, o ex-presidente Michel Temer responde a nove inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Os inquéritos foram enviados à primeira instância.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. A prisão de Temer é preventiva – bem como a de  Moreira Franco, entre outras pessoas ligadas ao ex-presidente.

Amarga realidade

Um ano após assumir a presidência, em 2016, Temer disse que o "amargor" das pessoas que foram às ruas pelo impeachment Dilma Rousseff, foi causado em parte pela "cifra assustadora" de desemprego, que seu governo prometeu combater.  

No ano de 2018, a taxa média de desocupação foi de 12,3%, ante 12,7% em 2017. Recuo foi puxado pelo crescimento do trabalho sem carteira e por conta própria. 

Foto: Diego DEAA