Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LIXO - Triturador de alimentos vale a pena?
Qui, 13 de Dezembro de 2018 17:55

O triturador de alimentos pode ser utilizado durante a lavag...

(São Paulo, brpress) - Inventora e líder mundial na fabricação de trituradores de alimentos orgânicos, a InSinkErator afirma que as vendas deste equipamento estão crescendo no Brasil. Considerado um luxo nas cozinhas brasileiras, o triturador não faz parte da nossa cultura. Mas faz todo sentido num país tropical em que restos de comida logo se transformam em foco de insetos e mau cheiro no lixinho de pia e onde os lixões a céu aberto contaminam água e solo. Mas, apesar da praticidade – especialmente no verão – e sustentabilidade, os trituradores domésticos de alimentos geram controvérsia.

Minibotijões instalados no local do sifão embaixo das cubas, os trituradores são conectados diretamente à rede de esgoto, para onde vão os restos de alimentos milimetricamente triturados, com ajuda da água. O problema, segundo Benemar Movikawa Tarifa, gerente do Departamento de Desenvolvimento Operacional e de Medidores da Sabesp, é que “as nossas redes públicas de esgoto não estão preparadas para receber esta carga”. Ele se refere à normatização pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Espaço e preço

"Mais de 90% das residências brasileiras possuem o ramal de esgoto da cozinha com diâmetro de 50mm, respeitando a norma brasileira ABNT”, diz Porta, da InSinkErator. Considerando que as cozinhas são cada vez menores, geralmente em corredor quando não integradas com a sala, o triturador pode soar também como um trambolho ocupando espaço precioso em armários. Os modelos da InSinkErator têm cerca de 30cm de altura por 20cm de diâmetro – geralmente, padrão entre todos os fabricantes.

Tamanho e preço (a partir de R$ 800 o modelo básico sem a instalação) são as maiores desvantagens dos trituradores para a blogueira e youtuber Elisa Langsch. Porém, para ela, a perda de espaço compensa a praticidade. Em vídeo da série Minha Experiência, Elisa conta como é ter um triturador de alimentos na prática.  “Ajuda muito na limpeza do dia-a-dia”, elogia.

(Juliana Resende/brpress)

Assista ao vídeo Dê Adeus ao Lixinho de Pia, da InSinkErator: