Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CULTURA - Rita Duffy traduz a Irlanda do Norte
Ter, 13 de Novembro de 2018 16:54

Rita Duffy procura fazer arte sobre o que acontece ao seu re...

(São Paulo, brpress) - Arte sempre foi uma área privilegiada na Irlanda do Norte, mesmo durante o mais duros anos dos Troubles, como é chamado o conflito entre republicanos e unionistas (que defendem a anexação da província, que divide a mesma ilha com a República da Irlanda, pelo Reino Unido), que fez da capital Belfast o epicentro da guerrilha entre os anos 60 ao final do século 20. Música, teatro, literatura – a escritora Anna Burns foi recentemente a primeira norte-irlandesa a ganhar o prestigioso 2018 Man Booker Prize – a e pintura,  com qualidade reconhecida mundialmente – nunca faltaram na ilha. Por isso, a Cátedra W. B .Yeats, da USP, dirigida pela prof. doutora Munira Mutran, também co-fundadora da ABEI - Associação Brasileira de Estudos Irlandeses, trouxe Rita Duffy à USP, para duas palestrada gratuitas: 13 e 14/11, às 14h. 

 Nascida em Belfast em 1959, Rita Duffy fala de cultura e política – temas amarrados em suas pinturas –, mas também sobre ser mulher vinda de uma família católica criada num bairro protestante em choque com os valores do patriarcado do Ulster (como é chamada a região da Irlanda do Norte). Duffy se define como feminista e republicana (a favor de uma Irlanda unificada). Por isso, cenas do cotidiano são sempre carregadas de realismo quando não vestidas com o expressionismo excêntrico típico das pinturas dos alemães Otto Dix (1891-1969) e Georg Grosz (1893-1959).

Veja pinturas de Rita Duffy no Pinterest. 

Segunda e última palestra da artista plástica norte-irlandesa Rita Duffy, com participação do músico e poeta norte-irlandês Jason O'Rourke (a confirmar):

Arte comunitária na Irlanda do Norte e o Projeto Souvenir.

14/11, às 14h -  Sala 266, Prédio de Letras, Universidade de São Paulo (USP)

Assista a Rita Duffy falando da relação de seu trabalho e a Irlanda do Norte (em inglês):