Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

POLÍTICA - A candidatura punk rock de Beto O’Rourke
Ter, 06 de Novembro de 2018 19:22

Beto O Rourke: senador democrata que desafia hegemonia repub...

(brpress) - Ex-baixista da banda de punk rock Foss, Beto O’Rourke, candidato democrata ao Senado dos EUA pelo Texas concorrendo nas eleições intermediárias em 06/11, vive dias de popstar. Nada que seja muito chocante para ele, que chegou a comparar sua política de corpo-a-corpo com o movimento sociomusical que prega o “faça você mesmo”. No caso, o político de 46 anos com cara e jeito de garotão (sim, ele anda de skate – veja no vídeo abaixo), está chacoalhando o establishment da política texana, dominada pelo Partido Republicano da dinastia Bush. 

Mesmo tendo perdido a eleição, Beto O'Rourke desafiou a hegemonia republicana no Texas. O republicado e atual senador pelo estado Ted Cruz venceu 50,8% e Beto teve 48,3% dos votos. Falando para o público num show após a votação em sua cidade, El Paso, ficou claro porque a 'Betomania' mobilizou o eleitorado latino e não apoiador de Donald Trump no estado, com um índice de comparecimento à urnas recorde (votar não é obrigatório nos  EUA). "Estou mais esperançoso do que nunca", disse o político.

Em duas pesquisas separadas em setembro, O'Rourke ficou nove pontos atrás do Cruz e dois pontos à frente dele. No dia das eleições, ele estava cerca de seis pontos atrás do titular republicano. Todos esses números são chocantemente próximos para uma corrida que foi confortavelmente entregue aos republicanos nos últimos 30 anos. “Mesmo que ele perca, O’Rourke ainda pode ser um grande vencedor - e não seria apenas uma vitória moral”, afirma o portal Vox.

Assista ao vídeo de Beto O’Rourke discursando após perder a eleição (em inglês):

Assista ao vídeo de Beto O’Rourke andando de skate: