Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ARTE - Ai Weiwei à brasileira
Sex, 19 de Outubro de 2018 13:38

Obra de Weiwei é marcada por sua luta contra a repressão e...

(São Paulo, brpress) - Num momento político à beira da histeria, o Brasil recebe a primeira exposição do artista chinês Ai Weiwei, um dos maiores nomes da arte contemporânea mundial e um dos mais subversivos. A mostra Ai Weiwei Raiz vai de 20/10/18 a 25/01/2019, na Oca do Parque Ibirapuera, onde também acontece a 33a. Bienal, até 09 de dezembro. 

Será uma retrospectiva da obra de  Weiwei, marcada por sua luta contra a repressão e a violação dos direitos humanos. A  curadoria será de Marcello Dantas e a maior atração é a obra gigante Straight, que pesa 270 toneladas e tem 70 metros de comprimento – já vista pela brpress em Londres, em 2015 (leia mais aqui). 

Made in Brazil

A novidade é que Raiz, como o nome já entrega, tem obras produzidas por Weiwei no Brasil, em quatro ateliês montados especialmente para a mostra no país, que ele visitou cinco vezes, em 2018. Veio acompanhar a montagem de obras como F.O.D.A. (iniciais de frutado conde, ostra, dendê e abacaxi, que estão na obra), feita no ateliê de São Caetano do Sul, com a participação do Marton Estúdio.

Os ateliês, instalados em em Trancoso (BA), Juazeiro do Norte (CE), São Caetano do Sul (SP) e na Penitenciária de Tremembé (SP). Nesta última, presidiários foram a mão de obra para a realização da obra Terezas, cordas feitas com roupas e lençóis para a fuga. Ai Weiwei já foi preso pelo governo chinês.

Ai Weiwei Raiz 
De 20 de outubro de 2018 a 25 de janeiro de 2019
Local: Oca Ibirapuera  – São Paulo

Ingressos aqui, a partir de R$ 10.