Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GENTE - Filme documenta trajetória de Chico Mendes
Ter, 05 de Junho de 2018 12:54

Chico Mendes e o filho Sandino, em 1988, pouco antes de ser ...

(São Paulo, brpress) - Destaque da 7a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que vai até 13/06, em São Paulo, o documentário Chico Mendes, Eu Quero Viver, do diretor Adrian Cowell, é o mais completo registro sobre atividade do líder seringueiro e mais importante ambientalista brasileiro Chico Mendes (1944-1988), assassinado há 30 anos, e mostra a dimensão global de seu ativismo local, em defesa da floresta amazônica.  

Com registros feitos entre 1985 e 1988, acompanhamos Chico Mendes na organização dos seringueiros, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, e na luta pela demarcação das primeiras reservas extrativistas na Amazônia. O filme mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no exterior. 

Entre 1987 e 1988, Chico Mendes ganhou o Global 500, prêmio da ONU, na Inglaterra,  e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos. Entretanto, quanto mais visibilidade internacional ele alcançava, mais aumentavam suas desavenças no Brasil e as ameaças de morte. A atuação de Chico desagradava os donos de terras, políticos e juízes. Além disso, incomodava os grileiros de terras que se diziam prejudicados pela atuação dos seringueiros. Entre esses estava Darly Alves, o mandante da sua morte.

7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

São Paulo - 31 de maio a 13 de junho de 2018. Entrada franca. Diversos locais e sessões.

Leia mais sobre a Mostra Ecofalante aqui.

Assista ao trailer de Crianças da Amazônia: