Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

FOTOGRAFIA - Por mares dantes navegados
Qui, 10 de Maio de 2018 09:22

Uma das imagens do trabalho fotográfico Hessle Roaders, de...

(Hull, brpress) - 2018 é o Ano do Mar no País de Gales, com várias atividades e celebrações costeiras. Nesse contexto, o trabalho do antropólogo e fotógrafo Alec Gill – que documentou por mais de duas décadas a comunidade pesqueira chamada Hessle Roaders –  é de extrema relevância, já que, com o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), haverá a retomada do controle das águas britânicas pelos navios britânicos. São velhos mares que voltarão a ser navegados. Talvez nunca com a mesma visceralidade dos Hessle Roaders.

 Os Hessle Roaders viveram as glórias e tragédias relacionadas aos barcos pesqueiros (conhecidos como trawlers) de Kingston-upon-Hull, no litoral nordeste da Inglaterra – a cidade da cultura britânica de 2017 –, que já foi um dos maiores portos de processamento de óleo de baleia – combustível da Revolução Industrial, ao lado do carvão. 

O resultado é um trabalho também muito humano e poético, além de documental, que está concorrendo no concurso Street Photography Awards 2018, do site Lens Culture.