Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA - 10 filmes para não perder no É Tudo Verdade
Sáb, 14 de Abril de 2018 18:54

Zaatari - Memórias do Labirinto: filme mostra a guerra civi...

(brpress) - O É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários 2018, que, pelo 23o. ano consecutivo, acontece de 12 a 22/04, tem filmes para todos os gostos – e grátis. Da política à cultura, passando por temas internacionais atuais, como a guerra da Síria e o governo de Donald Trump, o difícil é ver todos os 56 títulos – “é um festival um pouco mais enxuto, mas nada menos vigoroso”, diz o diretor Amir Labaki. Por isso, selecionamos 10 filmes imperdíveis: 

Adoniran - Meu Nome É João Rubinato (Dir.: Pedro Serrano, Brasil, 2018, 97 min.)

A vida e a obra de Adoniran Barbosa (1910-1982), o maior nome do samba paulista, autor de sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca. Por meio do acervo pessoal do artista, imagens de arquivo raras e depoimentos de amigos e familiares, descobrimos um personagem multifacetado, que retratou a sua São Paulo em canções e personagens de rádio. 

Carvana (Dir.: Lulu Corrêa, Brasil, 2018, 104 min.)

Exímio contador de histórias, ator, roteirista e cineasta, Hugo Carvana (1937-2014) é o narrador de sua própria história neste retrato fílmico. Sua voz inconfundível pontua mais de 60 anos de carreira, em entrevistas colhidas desde os anos 1970 aos últimos meses de vida, em 2014. 

Zaatari - Memórias do Labirinto (Dir.: Paschoal Samora, Brasil/Alemanha, 2018, 92 min.)

Em um cenário político de violência extrema, milhões de homens, mulheres e crianças deslocam-se em fuga, num tempo que pode durar uma vida. Entre 2011 e 2018, a guerra civil na Síria já matou mais de 500 mil pessoas e exilou 5 milhões. É a pior crise de migração na história da humanidade, desde a Segunda Guerra. 

Naila e o Levante (Dir.: Julia Bacha, EUA, 2017, 76 min.)

A notável jornada de Naila Ayesh, cuja trajetória se entrelaça à mais vibrante e não violenta mobilização da história da Palestina, a Primeira Intifada, no final da década de 1980. Quando explode um levante nacional nos Territórios Palestinos Ocupados, uma jovem mulher em Gaza tem que escolher entre amor, família e a liberdade. 

O Distante Latido dos Cães (Dir.: Simon Lereng  Wilmont, Dinamarca/Finlândia/Suécia, , 2017, 90 min.)

Os efeitos do conflito russo-ucraniano sobre os primos Oleg e Yarin, meninos que vivem em Donesk, região leste da Ucrânia afetada frequentemente por fogos antiaéreos e ataques de mísseis.

68 (Dir.: Patrick Rotman, França, 2008, 95 min.)

Um documentário de arquivo, com imagens exclusivamente em cor, sobre o mais agitado e transformador ano desde a Segunda Guerra Mundial. Quarenta anos depois, uma síntese dos eventos que marcaram o mundo, dos EUA à França, da Alemanha à América Latina, da então Tchecoslováquia ao Vietnã.

Che, Memórias de Um Ano Secreto (Dir.: Margarita Hernández, Brasil, 2018, 78 min.)

Em 1966, no auge da Guerra Fria, Ernesto Che Guevara burla a vigilância da CIA e a curiosidade da KGB, e vive entre Dar es Salaam, na Tanzânia, e Praga, na então Tchecoslováquia, depois de tentar instalar um foco guerrilheiro (sem sucesso) no Congo.

Arara: Um Filme Sobre um Filme Sobrevivente (Dir.: Lipe Canêdo, Brasil, 2017, 13 min.)

Em 2012, Rodrigo Piquet, do Museu do Índio, mostrou a Marcelo Zelic, do grupo Tortura Nunca Mais, um filme que encontrara, chamado Arara. O título não se referia ao animal, nem ao povo conhecido por esse nome. Zelic o aponta como importante registro probatório sobre o ensino de tortura durante a ditadura militar. Eram imagens da formatura da Guarda Rural Indígena, em Belo Horizonte, produzidas pelo antropólogo Jesco Von Puttkamer (1919-1994), em 1970.

The Cleaners (Dir.: Moritz Riesewieck e Hans Block, Brasil, Alemanha, 2018, 104 min.)

Mostra o trabalho dos “limpadores” das redes sociais, investigando uma indústria oculta do terceiro mundo de limpeza digital. Cinco “catadores digitais”, nas Filipinas, são os personagens de The Cleaners. Eles fazem parte do grupo de milhares de pessoas terceirizadas pelas empresas do Silicon Valley, que trabalham apagando da rede conteúdos considerados inadequados. 

Carmen Miranda - Banana is My Business  (Dir.: Helena Solberg, Brasil, 2014, 92 min.)

Conta a extraordinária história de Carmen Miranda, a estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo. Exibição online pelo itaucultural.org.br, de 17 a 22/04. 

Assista ao trailer de Carmen Miranda - Bananas is My Busines: