Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA - The Cleaners: faxineiros digitais
Sex, 13 de Abril de 2018 18:49

The Cleaners: histórias reais de cinco catadores digitais, ...

(brpress) - O documentário investigativo The Cleaners  chega ao Brasil via É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, no contexto da sabatina do fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg. Perante o Congresso americano, Zuckerberg passou a semana respondendo às acusações de que a rede social teria desempenhado um papel significativo na interferência estrangeira nas eleições presidenciais americanas de 2016, e tentando se defender em meio a um  escândalo de violação de privacidade de dados de usuários.  

As sessões acontecem dias 14, 15 e 17/04, no Rio de Janeiro e São Paulo, com a presença dos diretores alemães Moritz Riesewieck e Hans Block, e dos produtores-executivos. Vindo de uma carreira de sucesso em festivais internacionais, The Cleaners mostra o  trabalho dos “limpadores” das redes sociais, investigando uma indústria oculta do terceiro mundo de limpeza digital.

“Catadores”

 Cinco “catadores digitais”, nas Filipinas, são os personagens de The Cleaners. Eles fazem parte do grupo de milhares de pessoas terceirizadas pelas empresas do Silicon Valley,

Um típico “limpador” deve observar e avaliar milhares de imagens e vídeos, muitas vezes profundamente perturbadores, todos os dias, podendo gerar impactos psicológicos profundos e duradouros. Paralelamente, suas decisões de censurar conteúdos afetam diversas pessoas em todo o mundo.

The Cleaners é uma coprodução Alemanha-Brasil – o lado brasileiro representado pela Grifa Filmes, única produtora brasileira com dois filmes na competição do É Tudo Verdade. O documentário conta ainda com os parceiros Play TV, WDR, VPRO, Rub e I Wonder Pictures e associação com Motto Pictures e Arte. 

Em abril, The Cleaners será exibido também no Hot Docs, no Canadá e, em maio, estreia nos cinemas da Alemanha e Holanda, seguido na Itália, Polônia, Nova Zelândia e Austrália.  As exibições no Sundance Film Festival (EUA, em janeiro de  2018) e International Film Festival Rotterdan (Holanda, fevereiro de 2018) foram aplaudidas. 

Assista ao trailer de The Cleaners: