Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

FOTOGRAFIA - A Swinging London de Brian Duffy
Seg, 29 de Janeiro de 2018 19:07

A modelo Paulene Stone, uma das imagens da mostra Sixties St...

(Londres, brpress) - O olhar de Brian Duffy (1933-2010) contribuiu para fazer a Swinging London mais vibrante. Por isso, a Proud Central (The Strand Gallery), galeria londrina especializada em fotografia (do grupo Proud Galleries), reúne alguns de seus icônicos trabalhos – muitos nunca exibidos ao público –, que remodelaram padrões de ensaios de moda, na mostra Sixties Style: Shot by Duffy. 

Menos conhecido que colegas da época, como David Bailey e Terrence Donovan, nem por isso Duffy deixou de formar com eles o que era chamado de The Terrible Trio (‘O Trio Terrível’) por outro fotógrafo, Norman Parkinson. O motivo do apelido? As regras que os três criaram e também quebraram. 

Nova mulher 

Nesta mostra, a Proud Central se concentra no provocativo e ainda assim comercial, com destaque para uma nova imagem da mulher incorporada por supermodelos dos anos 60, como Jean Shrimpton  e Pauline Stone. Energéticas, rebeldes e coloridas, estas garotas eram radicalmente diferentes. 

Conforme ia fazendo sucesso na fotografia de moda, Brian Duffy enveredou para retratos de artistas que traduziam o espírito de ruptura com os padrões sociais vigentes, como David Bowie e Michael Caine, além de John Lennon e Jane Birkin. 

Depois desse período de muito sucesso, Duffy se cansou da indústria da moda e decidiu largar a fotografia abruptamente, em 1979. Mas imagens que a  ajudara a chacoalhar o mundo, integrantes do The Duffy Archive, continuam pulsantes e agora podem ser (re)vistas. 

Visitação: de segunda a domingo, das 11h às 18h.

Até 18 de março. Entrada franca. 

Proud Central (The Strand Gallery) - 32 John Adam Street, London WC2N 6BP