Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

HISTÓRIA - Curso Law in Britain-TMA leva participantes à Londres da Carta Magna
Seg, 02 de Outubro de 2017 09:52

Participantes do curso TMA-Law in Britain na Temple Church, ...

(Londres, brpress Office) - O tema foi Direito Internacional, mas o curso na Inglaterra, oferecido pela Law in Britain e TMA Brasil, de 17 a 22/09, teve mais que conteúdo jurídico. Focado em insolvência corporativa, o curso fez, literalmente, história, transportando seus 17  participantes ao século 12. 

Além de aulas de especialistas em direito britânico, ministradas na Universidade de Oxford, os alunos brasileiros tiveram a oportunidade de visitar a Honourable Society of the Middle Temple – uma das quatro Inns of Court, situada no centro de Londres, próxima ao marco zero da cidade. 

A área é chamada de Temple e compreende um conjunto de prédios e foi demarcada pelo rei James I, em 1608, e concedida a duas sociedades de advogados: Inner e Middle Temple. Esta última associação une tradição e modernidade em prol dos alunos de direito, barristers e membros sêniores, também conhecidos como Masters of the Bench. 

Soldados-monges

Middle Temple mantém uma biblioteca de direito atualizada, um arquivo de documentos legais e a belíssima Temple Church – ponto alto do tour guiado. Trata-se de uma igreja construída em 1185 pelos Knights Templar, monges-soldados da ordem militar católica mais poderosa e rica da época. 

Os ‘cavaleiros templares’ protegiam peregrinos em viagens à Terra Sagrada e guardavam o Tesouro do Reino – transformado numa espécie de banco internacional durante as Cruzadas (comerciantes e peregrinos podiam descontar ‘cheques’ e viajar mantendo seu dinheiro e riquezas em segurança). Portanto, Temple representa os fundamentos da economia e do direito britânicos. 

Proteção 

A Temple Church foi construída nesta área, que era o  centro do governo monárquico e tem grande relação com a fundação da Londres, no século 1, e de sua expansão como centro comercial da Europa e maior cidade da Inglaterra, então parte do Império Romano, Londinium, como se chamava, desenvolveu-se vertiginosamente até o século 5. 

A igreja foi palco de acontecimentos e embates entre o rei e os nobres (os Lords) que resultaram nas fundações do Estado britânico e sua relação com a ordem dos Knights Templar –, que, reza a lenda, são oriundos da mítica Távola Redonda e serviam ao não menos lendário Rei Arthur, cujas histórias datam do século VI. 

Estado de direito

Os ‘Cavaleiros Templares’ eram considerados os melhores guerreiros do mundo antigo. Faziam voto de pobreza, mas eram protegidos pela Igreja e líderes políticos. Como guardiães da ordem e do centro do poder, o cavaleiros eram leais ao rei o e defendiam de rebeliões de nobres – cujas exigências culminaram na introdução de leis que garantiam mais autonomia. 

Durante a visita à Temple Church, os participantes do curso puderam ainda conferir a exposição da Carta Magna – o documento original, que fundamenta o direito britânico e internacional, tendo completado 800 anos em 2015.  

História viva

A Magna Carta foi discutida e finalmente aceita pelo rei John, em 1215, no Temple, considerado, portanto, o coração legal e constitucional de Londres. O documento sedimentou o estado de direito na cidade, marcando o fim do absolutismo. 

Com toda essa históriavisita à Honourable Society of the Middle Temple, bem como dos imponentes prédios e jardins dos Inns – com direito à pausa no pub preferido dos membros da Law Society (que pode ser definida como a OAB britânica) –, ficou ainda mais fascinante.

(Texto: Juliana Resende para brpressOffice – Professional Press  Releases powered by brpress) 

Leia mais sobre a Carta Magna e Temple (em inglês) aqui. 

Leia mais sobre o curso TMA-Law in Britain aqui.

The Honourable Society of the Middle Temple - The Treasury Office, Ashley Building, Middle Temple Lane, London, EC4Y 9BT

REPRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO LIBERADA PARA FINS NÃO COMERCIAIS DESDE QUE CITADA A FONTE