Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LITERATURA - Cinco dias de Agatha Christie na Riviera Inglesa
Qua, 13 de Setembro de 2017 12:50

Agatha Christie International Festival: explorando viagens d...

(Londres, brpress) - Começa mais um Agatha Christie International Festival, sediado em Torquay, Devon, na Riviera Inglesa. São cinco dias de atividades relacionadas à Rainha do Crime (13 a 17/09), entre palestras, festas, passeios e lançamentos de livros.

Este ano, o festival foi repaginado e está sob nova direção, de James Tyson e, a julgar pela programação, parece mais maduro e sofisticado. O tema é o livro Desenterrando o Passado (Come, Tell Me How You Live). Publicado em 1946, narra suas viagens pelo Oriente Médio em escavações arqueológicas com o marido, Max Mallowan.

Os destaques são as palestras da biógrafa de Agatha Janet Morgan, da jornalista Lois Pryce, que fez, de moto, roteiros inspirados nas viagens de Agatha pelo Iraque, e do neto da Rainha do Crime, Matthew Prichard, que administra o espólio da escritora.

Viagens e desafios

Janet Morgan foi a primeira biógrafa de Agatha Christie a ter acesso irrestrito a arquivos, fotografias e relíquias e a quem sua família, amigos e conselheiros foram encorajados a falar abertamente.  Agora reeditado com um novo prefácio 30 anos após sua primeira publicação, Agatha Christie: A Biography é considerado um retrato fidedigno da vida rica e fascinante de Agatha.

   Janet Morgan irá discutir o processo de escrever e revisar este livro, além de compartilhar suas histórias prediletas da exploração arqueológica em que Agatha acompanhava o marido arqueólogo, na Síria, no Iraque e no Irã, descrevendo os desafios, pessoais e financeiros, que ela superou.

De moto

Em seu livro Revolutionary Ride, a jornalista Lois Pryce embarca em uma viagem de motocicleta de 3.000 milhas em todo o Irã, levantando o véu em um país incompreendido. 

Pryce compartilha histórias de sua jornada de Tabriz a Shiraz para descobrir o coração e as complexidades do Irã contemporâneo. Uma nota misteriosa, deixada em uma motocicleta, dá início a uma jornada física e mental por um dos países mais amados por Agatha Christie. 

Outros festivais 

A brpress esteve no festival em 2012 e em 2015 e, em junho de 2017, foi à Conferência Agatha Christie A Reappraisal, realizada em Cambridge e com participação do escritor e biógrafo da escritora no Brasil, Tito Prates  – o único brasileiro no evento.  

Leia mais sobre o Agatha Christie International Festival e a primeira biografia da escritora escrita originalmente em português aqui.