Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GENTE - O valor de Jane Austen
Seg, 11 de Setembro de 2017 12:11

Janeites vestidos a caráter para o baile do Jane Austen Fes...

(Londres, brpress) - Foi leiloada uma carta escrita à mão por Jane Austen, por 16 mil libras (cerca de R$ 65 mil), no sábado (09/09), na Inglaterra, onde está rolando desde sexta (08/09) até 17/09, na cidade de Bath, o festival celebrando a obra da escritora que morreu há 200 anos e será a segunda mulher a estampar dinheiro no Reino Unido, depois da Rainha Elizabeth. A nota de 10 libras com Jane Austen começa a circular este mês.  

Entre um passeio pelas casas de chá de Bath (visita imperdível em qualquer viagem ao Reino Unido), o tradicional baile de máscaras no Jane Austen Festival (na obra da autora inglesa há inúmeras referências sobre as tendências da moda na chamada Regency Era, que marcou a Inglaterra de 1795 a 1837) e uma visita ao Fashion Museum, o festival reúne janeites – como são chamados os devotos fãs da escritora – de vários países e idades. 

Brinde e controvérsia

Jane Austen ainda é um fenômeno cultural e Bath, onde a escritora passou vários anos, é um hotspot turístico por causa disso e por ser a cidade mais romana da Inglaterra (sim, o país foi parte do Império Romano). Somente na cidade, durante o festival, será possível degustar uma cerveja criada especialmente para a brindar o bicentenário de morte de escritora e, para não ficar muito fúnebre, também os livros que ela escreveu em Bath.

A ale Jane Austen 200 é fabricada pela Bath Brew House, cervejaria artesanal, em parceria com o Jane Austen Centre. A cerveja foi aprovada pelos fãs, mas a nova nota de £10 gerou controvérsia, porque a autora de Razão e Sensibilidade teria sido "photoshopada" para parecer mais bonita do que realmente seria e porque o material do qual são produzidas as notas, considerado mais durável, contém "gordura animal" – o que enfureceu ambientalistas. 

Manual Austen

As histórias cheias de romantismo, humor e heroínas espertas – como Emma, do romance homônimo, e Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito –  seguem sendo fonte de inspiração para leitoras e escritoras mundo afora.

Em setembro, a Bertrand Brasil lança O Clube de Escrita de Jane Austen, um guia de inspirações e dicas para quem é fã e/ou gostaria de escrever como Austen. Sobrinha-neta da autora inglesa, Rebecca Smith é quem ensina os métodos e pequenos truques da autora, desde as técnicas usadas para criar tramas até o detalhamento de personagens e a redação de diálogos.

Leia mais sobre Jane Austen aqui. E nesta matéria brpress para Harper's Bazaar Brasil