Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

BEBIDAS - Tour do uísque na Escócia acaba em coleção de brasileiro
Dom, 20 de Agosto de 2017 11:01

Coleção de mais de três mil garrafas do brasileiro Claive...

(Edimburgo, brpress*) - Como imaginar que um tour sobre a história, produção, tipos e degustação de uísque em Edimburgo, a capital da Escócia, acabaria em meio a uma coleção de mais de três mil garrafas do brasileiro com nome de gringo Claive Vidiz? É o clímax da The Scotch Whisky Experience

Multimídia e capitaneada pela imagem de qualidade quase holográfica de um escocês das antigas tão fanfarrão quanto entendido de um bom uísque, o tour entrega conteúdo de responsa de forma graciosa e leve, lembrando um passeio de trem fantasma – já que o público embarca num carrinho em forma de barril que, após passar por várias estações explicando cada etapa da produção do uísque, conduz a uma sala de aula. 

Ali assiste-se a um filme sobre as cinco regiões produtoras de uísque escocês e as particularidades de cada uma como influenciadores do sabor e bouquet da bebida. São, basicamente, cinco:  Highland, Speyside, Islay (defumado), Campbeltown e Lowland. 

Slainte Mhath! 

Chegou a hora de dizer saúde em gaélico escocês e partir para a degustação – no caso do tour simples, só dá direito a um tipo de uísque da sua escolha (há outros pacotes, mais completos). Mas esta, acredite, não é a melhor parte do tour. O deleite acontece quando se adentra à coleção de Vidiz, ali mantida após a compra pela Diageo, distribuidora multinacional de bebidas que detém as principais marcas de uísque no mundo. 

Você pode se arriscar no bar da casa e tomar mais algumas doses – agora munido de mais conhecimento sobre blends, puro malte, sabores eque tais. Ah, o sotaque escocês pode ser um verdadeiro complicador para entender algumas particularidades do uísque: então solicite o tradutor eletrônico em português (do Brasil, talvez graças a Claive Vidiz). 

(Juliana Resende/brpress, viajando a convite da VisitBritain, com apois da VisitScotland e EdinburghFestivals)