Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GENTE/CINEMA - Poeta saudita ovacionada em Locarno
Sáb, 12 de Agosto de 2017 13:29

Cena do filme A Poetisa, sobre poeta saudita Hissa Hilal. Fo...

(Locarno, brpress) - A poeta saudita Hissa Hilal foi ovacionada no Festival Internacional de Cinema de Locarno. Ela foi convidada para o lançamento do documentário sobre ela, A Poetisa (The Poetess), no qual defende maior liberdade e direitos para as mulheres na Arábia Saudita.

Hilal participou de bate-papos após sessões lotadas e causou polêmica tanto pelo conteúdo – que já lhe rendeu ameaças de morte na Arábia Saudita –, quanto pelo seu visual: ao exibir o rosto descoberto – sem o niqab (que só deixa os olhos à mostra) desafia seu uso obrigatório em países árabes – e coberto (o uso véu é proibido  em Ticino, onde fica a cidade suíça italiana de Locarno).

O filme alemão de Stefanie Brockhaus e Andreas Wolf mostra a ousadia de Hilal, quando decidiu concorrer o concurso de poesias televisivo  árabe Milton’s Poet (“Poeta dos Milhões”) , tornando-se a única mulher na competição. A poetisa criticou o extremismo e as fátuas, condenações religiosas à morte também lançadas contra os próprios muçulmanos criando dramas nas famílias. Defendeu também maiores direitos para as mulheres.

(Colaborou Rui Martins, de Locarno, especial para brpress)