Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MÚSICA/CINEMA - Iggy Pop faz 70 anos
Ter, 18 de Abril de 2017 23:39

Iggy Pop, 70 anos: moral para ensinar a Permanecer Vivo. Fot...

(BR Press) - Iggy Pop, considerado o “pai do punk”, faz 70 anos em 21/04. E nada mais apropriado para James Newell Osterberg (nome verdadeiro desse senhor) do que protagonizar um filme com o título  Permanecer Vivo – um dos destaques do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários 2017,  que acontece de 19 a 30 de abril, em SP e Rio. 

Permanecer Vivo - Um Método (To Stay Alive - A Method, Países Baixos/Bélgica, 2016), dirigido por Erik Lieshout, tem como atração o rocker interpretando poemas de Michel Houellebecq. Em 1991, inspirado pelas histórias de vida de algumas pessoas com distúrbios psiquiátricos, o escritor francês escreveu seu provocativo ensaio Rester Vivant (Permanecer Vivo).

Iggy Pop dá novo sentido aos (sábios) versos de Houellebecq, ao recitá-los com aquele vozeirão que deu fama aos Stooges, banda seminal do punk norte-americano. Nem os 25 anos que se passaram desde seu lançamento deixam o ensaio morno e pouco atual. É claro que Iggy dá um sabor extra-extra-extra aos desafios pessoais abordados pelo poeta, quando, ainda um jovem artista, descobriu-se à beira da insanidade.

Disco e Metallica

Iggy lançou em março um novo disco, Post Pop Depression, e está em turnê pela Europa e EUA, onde recentemente levou à loucura 62 mil fãs do Metallica, num histórico show na Cidade do México.  

Sobre a participação de Iggy Pop no show do Metallica, o também cantor Henry Rollins, ex-Black Flag, banda californiana da segunda geração do punk, escreveu à LAWeekly: “Como manda a tradição dos grandes frontmen, Iggy Pop faz você esquecer que há mais alguém no mundo que mereça sua atenção”. Inclusive o próprio Metallica.

Levando a vida

Numa ótima entrevista à Rolling Stone Australia, Iggy se abriu e revelou tentar viver como um cara qualquer de sua idade  (com corpinho de 40) e com alguma mordomia: à beira-mar, mantendo a atividade física (fazendo qigong, que é a base do tai chi), saindo para jantar fora com sua mulher (“o programa mais selvagem que faço atualmente”, confessa) e levando a vida com tranquilidade. 

“Não me incomodo em lidar com um pouco de merda no meu dia. Mas também preciso colocar um pouco de açúcar nele”, ensina.

Leia matéria de Juliana Resende, editora-executiva da BR Press, sobre Iggy Pop, para Harper's Bazaar Brasil aqui

Assista ao vídeo de Sunday, faixa do novo disco de Iggy Pop, Post Pop Depression: