Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA - O Jovem Karl Marx: confabulemos, camarada
Sex, 07 de Abril de 2017 14:14

Jenny (Vicky Krieps), Marx (August Diehl) e Engels (Stephen ...

(Londres, BR Press) - O centenário da Revolução Russa, celebrado em 2017, está fazendo pulular uma considerável quantidade de novas produções culturais, assim como a revisão de obras artísticas emblemáticas sobre o nascimento do comunismo, em meados do século 19. Uma delas é o filme O Jovem Karl Marx (The Young Karl Marx, 2017), sobre a juventude do autor de O Capital e sua relação com Friedrich Engels. 

O Jovem Karl Marx é mais uma dentro do haitiano Raoul Peck – o mesmo diretor do premiado e ótimo documentário Eu Não Sou Seu Negro. Verborrágico e intenso, o longa aposta na retórica como a essência da política, ainda mais quando se manifesta em ideias radicais como as de Marx. 

Indignado com a pobreza e exploração dos trabalhadores pelos detentores dos meios de produção, um Marx altivo e viciado em cigarros baratos (August Diehl) encontra no almofadinha porém receptivo Engels (Stephen Konarske) com quem confabular sobre o que pensa sobre o estado das coisas e a luta de classes.

Bromance

Apesar da presença marcante de sua mulher Jenny von Westphalen (Vicky Krieps), o filme explora mesmo é o bromance (gíria em inglês para 'romance entre brothers, amigos') entre Marx e Engels. A dupla não se desgruda. Metida em austeras cartolas em suas perambulações de bar em bar, de organização a organização, segue inflamando corações e mentes em Paris – onde Pierre Proudhon (Olivier Gourmet) formata os pensamentos de Marx –, Bruxelas e Londres, onde finalmente encontra terreno fértil para transformar a fraternidade socialista League of the Just na Liga Comunista. 

O crítico do Guardian Peter Bradshaw chamou o filme de “uma panela de pressão cerebral” que, ao apostar quase exclusivamente nos diálogos e nas atuações como base de sustentação, “tinha tudo para não funcionar – mas funciona, graças à direção precisa de Peck e o roteiro inteligente” como fios condutores.

Assista ao trailer de O Jovem Karl Marx: