Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

FESTIVAL - Liverpool celebra 50 anos de Sgt. Pepper’s
Seg, 03 de Abril de 2017 17:02

Logo do festival Sgt. Pepper’s at 50, que celebra os 50 an...

(Londres, BR Press) - Foi na cidade de Liverpool, ao norte da Inglaterra, onde a maior revolução musical do século 20 (e que se estende pelo 21) aconteceu. Não falamos somente do surgimento dos Beatles, mas do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que completa 50 anos em 1o. de junho. As celebrações do 50o. aniversário do mítico disco, considerado o mais influente de todos os tempos,  já começaram com o festival Sgt. Pepper’s at 50

Serão treze estreias mundiais de obras de artistas variados, inspiradas em 13 canções do álbum. Entre eles, o escritor Frank Cottrell Boyce, o coreógrafo Mark Morris e grupo, DJ Spooky,  entre outros, juntamente com instituições artísticas locais como a Tate, e se estendendo aos clubes (como o próprio Cavern),  às docas, ao porto, à catedral, às estações de trem e à prefeitura da cidade. A festa em Liverpool promete evocar o clima psicodélico do “Summer of Love” (o “Verão do Amor”) de junho 1967, quando o disco foi lançado. 

Nessa pegada, o espírito de Sgt. Pepper deve contaminar todo o Reino Unido e o resto do mundo, com performances, shows, exposições e todo tipo de  manifestações artísticas reverenciando a genialidade dos Beatles e dos artistas que criaram a capa icônica do álbum, cuja arte foi leiloada recentemente por US$ 87 mil. As apresentações do festival St. Pepper’s at 50 segue as faixas do disco, divididas em lado A (1-5 de junho) e lado B (8-11 de junho), sendo concluídas pela Coda (em 16 de junho, o Bloomsday – que celebra uma obra que revolucionou a literatura mundial: Ulisses, de James Joyce). O “sarau” promete. 

Daremos mais detalhes da programação em breve. 

Assista a um teaser (em inglês) com o coreógrafo Mark Morris comentando sobre o espetáculo Pepperland, inspirado na faixa-título, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que vai abrir o festival Sgt. Pepper’s at 50, em maio.