Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA - Um novo Matrix na pauta
Seg, 20 de Março de 2017 16:41

Keanu Reeves em cena de Matrix (1999). Foto: Divulgação...

(BR Press) - Segundo a colunista Rebecca Keegan, da Vanity Fair, essa é mais uma do “Departamento de Por Favor, Não” (Department of Please Don’t): o remake de Matrix, clássico de ficção dos anos 90, estrelando Keanu Reeves,  que, ao que tudo indica, está em planejamento adiantado.

A Warner Bros., agora segundo o Hollywood Reporter, teria acertado com o roteirista de Os Vingadores, Zak Penn, para dar o tratamento adequado e com cara de século 21 ao filme das irmãs Wachowski. Keanu Reeves, em cartaz no Brasil com os filmes Versões de um Crime (The Whole Truth) e John Wick - Um Novo Dia para Matar, que traz uma certa nostalgia de Matrix, quando ele contracena com Laurence Fishburne, teria dado o seu OK, com algumas condições. 

Há rumores de que a Warner fará, na verdade, uma prequel (veja o que significa o termo aqui), focando no personagem interpretado por Fishburne, Morpheus, e que deve ser reencarnado por Michael B. Jordan (da série Creed).

Parece natural que a Warner queira pagar o investimento de US$ 30 milhões – valor supostamente pago pelos direitos do título ao produtor Joel Silver. Os três filmes da franquia Matrix fizeram US$ 1.6 bilhão em todo o mundo, sem falar nos licenciamentos para videogames, HQs, etc. O argumento, onde a realidade é apenas uma ilusão gerada por um programa de computador, conquistou acadêmicos, aficionados, filósofos e toda uma geração de nerds. 

Sim e não

A pergunta que fica é: será possível fazer algo tão bem sucedido e poderoso quanto Matrix original? Há quem classifique remakes como o maior sintoma da falta de projetos originais que acomete Hollywood. A própria Rebecca Keegan disse ter ouvido da boca das irmãs Lana e Lilly Wachowski (sim, os irmãos Wachowski, respectivamente Larry e Andy, se revelaram transgêneros) que um remake de Matrix seria um furo n’água, durante uma entrevista para o Los Angeles Times, quando a dupla lançava o fracasso de bilheteria O Destino de Júpiter (Jupiter Ascending, 2015).

Reeves, numa entrevista ao Yahoo! Movies, teria se mostrado interessado em fazer o chamado Matrix 4. “As Wachowskis teriam de estar envolvidas", disse o ator, cujo papel do programador Neo, em Matrix (1999), Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003), é até hoje o mais popular, apesar de ter morrido num sacrifício em nome da paz na guerra entre humanos e máquinas em Revolutions.

"Pessoas morrem, histórias não”, disse Reeves, ressaltando que algumas arestas ficam soltas no final do terceiro filme e a Oráculo responde com um esperançoso "Eu acho que sim. Um dia" quando perguntado se Neo será visto novamente. O eterno Neo, finalizou a conversa com um enigmático: “Eu não sei. Sim, isso seria estranho, mas por que não?"

Assista ao trailer de Matrix: 

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545}