Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LIVROS - Para boleiros bilíngues
Ter, 14 de Março de 2017 15:09

Xico Sá começou no jornalismo cobrindo futebol e agora lan...

(São Paulo/Londres, BR Press) - Dois livros sobre futebol agitam o mercado de produtos culturais para boleiros: Doctor Sócrates - Footballer, Philosopher, Legend (por enquanto somente em inglês, lançado no Reino Unido pela Simon & Schuster, £20), do jornalista escocês radicado no Brasil Andrew Downie, e A Pátria em Sandálias da Humildade (Realejo Livros, R$ 42), do jornalista Xico Sá – este com lançamento nesta terça (14/03), a partir das 18h30, na Livraria da Vila, em São Paulo. Ambos os livros têm Sócrates (1954-2011) como ponto de intersecção. 

Doctor Sócrates é uma biografia com casos exclusivos de bastidores sobre o jogador e aqueles que trabalharam e conviveram com seu estilo elegante e intelectualizado, porém típico de uma época que não existe mais: jogadores com conteúdo (Sócrates era médico, músico, articulista e comentarista de futebol, eventualmente ator e produtor teatral, além de militante pela democratização do futebol e da política no Brasil) e fumantes (o lendário jogador chegou a fumar dois maços de Minister por dia).

Dentro e fora de campo

Trechos dos detalhes garimpados por Downie, especializado e apaixonado por futebol e torcedor fanático do Hibernia, time escocês, podem ser lidos no The Guardian. O jornal, aliás,  elegeu, em fevereiro de 2015, em sua seção The Joy of Six, Sócrates como um dos seis esportistas mais inteligentes da história (ele é o único futebolista da lista). Para entrar nesta lista, o Guardian levou em conta currículos que extrapolaram campos e quadras, tendo uma atuação preponderante em suas áreas e fora delas.

Em A Pátria em Sandálias da Humildade, Xico Sá reúne as melhores crônicas esportivas escritas durante os 35 anos de carreira como jornalista, além de um capítulo inédito sobre a convivência com o Dr. Sócrates, intitulado Na Noite com o Dr. Sócrates. Conhecido e cultuado cronista e ex-colaborador da BR Press, tendo assinado a coluna comportamental Modos de Macho e o Modinhas de Fêmea para clientes da agência na primeira década dos anos 2000, Xico diz que é sobre futebol que mais gosta de escrever. “Foi com a cobertura de futebol que dei início à minha trajetória no jornalismo. Julgo esta minha melhor produção, que começa no Recife e se completa nos jornais Folha de S.Paulo e El País”, comenta. 

A Pátria em Sandálias da Humildade foi lançado por crowdfunding. Mais detalhes aqui

Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915; (11) 3814-5811