Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

BRASIL - Lançada campanha contra a Guerra às Drogas
Qua, 30 de Novembro de 2016 12:52

Luiz Eduardo Soares, autor de Elite da Tropa, é dos apoiado...

(Rio de Janeiro, BR Press) - A política de repressão às drogas funciona? Em resposta à evidente negativa, foi lançada a campanha Da Proibição Nasce o Tráfico. Um vídeo em que um dos participantes diz que “o tráfico está nas favelas, nas cadeias, em quartéis, em bancos e gabinetes políticos” dá voz à campanha, e foi exibido em seu lançamento, em 29/11, no Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec).

Um grupo de atores, incluindo Wagner Moura, jornalistas, policiais militares, cientistas, ativistas e o antropólogo, escritor e cientista político Luiz Eduardo Soares – ex-secretário nacional de Segurança Pública no governo Lula, tendo sido afastado dos dois cargos por pressões políticas, e co-autor dos livros Elite da Tropa e Elite da Tropa 2, nos quais se basearam os filmes de José Padilha – dá depoimentos de apoio à campanha.

Idealizado pelo escritor João Paulo Cuenca e pelo jornalista Bruno Torturra, com texto em forma de jogral e imagens de arquivo que mostram ações policiais no Rio de Janeiro, o vídeo vem reforçar a campanha que já circula desde 2015 com trabalhos de vários cartunistas famosos, entre eles Laerte, Angeli e André Dahmer, estampados nas traseiras de ônibus. 

Diálogo

A campanha também já organizou palestras e inúmeras atividades, além de ter trazido ao Brasil nomes proeminentes na discussão sobre política de drogas em todo o mundo, como os norte-americanos Deborah Small, advogada e Carl Hart, neurocientista e professor da Columbia University. 

“Por uma coincidência terrível, nosso vídeo vem à tona justamente no momento em que o Rio de Janeiro vive um aumento agudo e intenso dessa trágica guerra às drogas”, reflete a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania. “O vídeo é essencial para lembrar que os danos causados pela política de guerra às drogas supera, em muito, os danos provocados pelo eventual uso abusivo de qualquer droga”. 

Assista ao vídeo da campanha Da Proibição Nasce o Tráfico: