Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA - Leonardo DiCaprio alerta sobre mudanças climáticas
Seg, 17 de Outubro de 2016 12:43

Leonardo DiCaprio lança Before the Flood no 60o, BFI London...

(Londres, BR Press) - Até Leonardo DiCaprio apareceu nesta 60a. edição do BFI London Film Festival, que encerrou-se no último domingo (16/10). Ele foi lançar o documentário Before the Flood (EUA, 2016) e reforçar uma persona além do ator que segue construindo incansavelmente: a de ativista ambiental. Leo junta-se ao produtor Fisher Stevens (vencedor do Oscar por The Cove) – agora na direção – para acionar o alarme das mudanças climáticas.  

“Tempo é um luxo que não temos”, diz DiCaprio a uma platéia numa sessão lotada do filme no LFF. Não há nada de exagerado nesta frase – especialmente numa semana em que o Pulitzer Centre for Crisis Reporting destaca uma reportagem do site Vox sobre como o aquecimento global está acabando com um dos maiores cartões postais do Irã: o Lago Urmia, que secou 90% desde os anos 70 e deve virar um deserto em 20 anos ou menos. 

A voz de Leo DiCaprio, amplificada pela celebridade, foi o que fez Fisher Steves abraçar o projeto de fazer um registro contundente sobre mudanças climáticas. “Trata-se de um filme para as pessoas – inclusive, aquelas que, como Donald Trump, duvidam que isso realmente exista”, diz o ator-ativista. “Nós visitamos lugares devastados em todo o planeta e conversamos com todo o tipo de gente envolvida na questão ambiental, de cientistas a ativistas, e o que vimos é impressionante”, continua DiCaprio. “Só queria ver o quão longe já fomos e se há algo que ainda possamos fazer para parar o aquecimento global”, explica.

Before the Flood é o resultado do que começou a tomar corpo quando Leo filmava O Regresso (The Revenant, 2015), tendo presenciado algumas geleiras derretendo. Neste documentário, ele e Stevens buscam respostas para algo que se tornou uma das questões mais complexas do nosso tempo. Ouvem cientistas mas também líderes como Barack Obama e o Papa Francisco, além de ativistas-chave como Sunita Narain, Lindsey Allen e Piers Sellers. 

A paixão e o conhecimento de DiCaprio sobre o tema, além de sua abordagem direta no papel de entrevistador, surpreendem.  Before the Flood estreia em 21 de outubro nos EUA – o país mais poluidor do mundo – e promete esquentar ainda mais a campanha das eleições para presidente. No Brasil, o filme ainda não tem data de estreia confirmada. Provavelmente, chegará com as inundações provocadas pela chuvas de verão. 

Assista ao trailer de Before the Flood: