Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ARQUITETURA - Apple ocupa Battersea Power Station
Seg, 03 de Outubro de 2016 16:34

Battersea Power Station: icônica ex-hidrelétrica londrina ...

(Londres, BR Press) - A recuperação de prédios e lugares icônicos parece ser uma tendência arquitetônica em Londres. Foi assim com o Television Centre, ex-sede da BBC transformado em um empreendimento chique e multiuso, misturando escritórios, residências, lazer, comércio e até um hotel boutique – sem falar no cinema privativo e na piscina olímpica. Foi assim com o Google London. E foi assim com a Battersea Power Station – a ex-estação hidrelétrica londrina com jeitão de fábrica, famosa por ter sido capa do disco Animals, do Pink Floyd – que, ainda em acabamento, volta ao noticiário por ter sido escolhida como o novo QG da Apple.

A Battersea Power Station será o maior escritório da Apple na Europa e leva a assinatura do arquiteto americano Frank Gehry, gênio que concebeu alguns dos mais sexies projetos da atualidade, como o Guggenheim de Bilbao, obra-prima do arquiteto, famoso por tantos outros prédios sempre um tanto curvilíneos. A repaginada da Battersea será o primeiro empreendimento by Gehry em Londres –um projeto de £8  milhões, que ele assina juntamente com o também renomado arquiteto inglês Sir Norman Foster, além de outros escritórios de arquitetura.

Apple Campus

"Será absolutamente extraordinário", diz Rob Tincknell, executivo-chefe da imponente edificação no sul de Londres, às margens do Tâmisa, que terá sua estrutura industrial  mantida e incorporada a um empreendimento de 3.500 apartamentos e escritórios – a Apple ocupará 40% deles (cerca de 46 mil m²), em seis andares, sendo o maior inquilino do empreendimento, agora chamado de Battersea Power Station Development Company (BPSDC). A gigante californiana vai se instalar no local, que já define como “Apple Campus”. 

 

O projeto da nova Battersea foi lançado há um ano, com grande celebração no mercado imobiliário de Londres. O projeto é um luxo, com espaços públicos bem cuidados e pensados, como um parque elevado no topo de torre principal (com piscina) e um elevador panorâmico deslizando pela chaminé principal. Frank Gehry será responsável por cinco torres e pelo prédio central, chamado de Flor – o que já indica que o projeto será caracteristicamente rocambolesco.