Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MODA - London Fashion Week SS17 começa com Vivienne Westwood e Melissa
Sex, 16 de Setembro de 2016 13:45

O par da Rocking Horse Ballerina está à venda por £170 (...

(Londres BR Press) - A London Fashion Week, cuja temporada Primavera-Verão 2017 começou nesta sexta (16/09), teve seu ‘esquenta’ na Galeria Melissa, em Londres. E com ninguém menos que Vivienne Westwood, colaboradora assídua da marca, relançando um de seus icônicos sapatos: Rocking Horse Shoe.

Em versão plástica, como boa Melissa, o pisante ganha nova vida na edição Anglomania Rocking Horse ballerina – parecendo uma sapatilha de balé de amarrar na perna com as “fitas” mas com uma plataforma superproeminente. O sapato remonta (literalmente) às famosas coleções Mini-Crini and Harris Tweed, lançadas respectivamente na Primavera-Verão de 1985 e no Outono-Inverno de 1987. 

A Mini-Crini trazia a antítese das ombreiras masculinizantes – muito em voga até meados dos anos 80 – e, como sempre, uma pesquisa histórica típica de todo trabalho de Westwood, baseada em sua crença de que roupas, acima de tudo, são sobre mudanças na forma de representação do corpo ou sobre “restrições do mesmo”. 

 Sexy e pueril

Naquele momento, ela queria fazer roupas juntas, que deixassem os contornos corporais em evidência. Inspirada no balé Petrushka, Westwood viu no ’mini-crini' uma combinação do tutu de balé com a anágua estruturada da era Vitoriana, conhecida como crinoline. Ainda que sexy, a mini-crini era também pueril, como antigos trajes de festa. 

Daí vem o design do Rocking Horse Shoe, lembrando uma sapatilha de balé, mas com “salto”. A recriação da Melissa é feita com plástico reciclado e reciclável, com tiras de borracha. A ideia de Vivienne foi criar sapatos “românticos” e confortáveis ao mesmo tempo, já que a plataforma é reta e o bico é redondo. “Você desliza quando as usa”, disse Vivienne.

O solado da Rocking Horse se repete em outros modelos, como a Rocking Horse Golf e Rocking Horse Boot – a bota (linda!) –, ambas originalmente produzidas em couro e com uma quebradinha na parte traseira, conectadas como a Rope Thong Sandal, que Westwood desenhou dois anos antes inspirada nas sandálias tradicionais japonesas das gueixas. 

O par da Rocking Horse Ballerina está à venda por £170  (US$224) e vem em quatro cores: vermelha, branca, preta e dourada. Na flagship store da marca,  Covent Garden Galeria Melissa, há também uma instalação com as sandálias, material de arquivo de Vivienne Westwood, como vídeos e croquis, assim como uma versão gigante do sapato, que serviram de cenário para a festa que rolou no local na noite de quinta-feira (15/09). 

 

Atualmente, a estilista disponibiliza seis versões das Rocking Horses (além da plástica, relançada pela brasileira Melissa) – todas feitas à mão, na Inglaterra:

- Rocking Horse Ballerina – £375.00
- Rocking Horse Golf – £470.00
- Rocking Horse Boot – £420.00 (£425 for relaxed leather).
- Rocking Horse Baby – £340.00 (£360 for relaxed leather).
- Rocking Horse Slave – £320.00
- Rocking Horse Crossover –£310.00                                                               

O site de VIvienne Westwood entrega em todo o mundo (impostos alfandegários podem incorrer em compras remetidas ao Brasil. 

Leia mais sobre Melissa e London Fashion Week aqui e aqui.