Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

OLIMPÍADAS - Londres: um ano para ir
Qui, 28 de Julho de 2011 15:52

(BR Press) - Nesta quarta-feira (27/07), começa a contagem regressiva para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres, com a campanha "One year to go" e um show de organização, pontualidade e competência britânicos. Mais do que um exemplo para o Brasil, trata-se de um precioso laboratório para a Rio 2016. Por isso, a BR Press lança oficialmente seu projeto de cobertura da London 2012, com enfoque turístico e cultural do evento.

A agência pretende trazer, com seu já famoso olhar diferenciado, essa experiência para a mídia brasileira, lançando mão do expertise de sua editora-executiva e repórter Juliana Resende, que viveu no Reino Unido de 2006 a 2010, e do intercâmbio entre Brasil e Inglaterra, originário do DNA da BR Press, que mantém escritório em Londres desde 2005.

Viagens e agitos

A cobertura BR Press-London 2012 terá duas etapas: a primeira traçando um roteiro turístico on e off Londres, para quem pretende aproveitar a ida aos Jogos para conhecer a Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales; a segunda, realizando reportagens in loco sobre a efervescência muticultural de Londres em torno dos Jogos, de 27 de julho a 12 de agosto.

Nesta primeira etapa, a formatação do roteiro turístico, a agência conta com o apoio do VisitBritain, orgão oficial de promoção do turismo britânico. Outros parceiros, em breve anunciados, terão papel importante na viagem para realizar o roteiro – um "reconhecimento de área" para a temporada dos Jogos (a segunda etapa da cobertura), com cinco opções de destinos e passeios na Grã-Bretanha.

A ideia é formar um pool colaborativo para viabilizar a realização desse projeto jornalístico exclusivo e sua veiculação em canais selecionados da mídia impressa e eletrônica brasileira.

Atrativos

O VisitBritain aposta no potencial do turismo para contribuir com o legado econômico dos jogos. Com uma audiência potencial de cerca de 4 bilhões de pessoas que acompanharão a cobertura dos jogos no mundo todo pela TV e internet, Londres 2012 será uma oportunidade para consolidar a Grã-Bretanha como um dos destinos mais interessantes em todo o mundo.

Sandie Dawe, CEO do VisitBritain, reforça esta riqueza: "Londres 2012 é um evento com alcance global, o que nos permitirá destacar a diversidade de experiências que os turistas poderão vivenciar em todo o país – a tradição e patrimônio histórico, a beleza natural, cultura, moda, esportes, gastronomia e, claro, nosso calor humano".

Dawe continua: "Alguns de nossos mais conhecidos centros esportivos, como os estádios de Wimbledon, Wembley e Old Trafford irão sediar competições emocionantes, enquanto paisagens e atrações icônicas, como Hyde Park, Windsor, Horse Guards Parade e a costa jurássica em Weymouth serão o cenário de partidas decisivas."

Tradição e modernidade

Os jogos de 2012 terão uma característica única, pela combinação da tradição e modernidade – do 400º aniversário dos Jogos Olímpicos de Cotswolds, cujos "atletas" participam de competições singulares como "chute na canela", à parada gay internacional WorldPride, que acontece duas das principais celebrações do ano que vem: o jubileu de diamante da rainha e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Paralelamente aos jogos, há o festival Londres de 2012, que marca o final da Olimpíada Cultural, com a participação de artistas consagrados do mundo inteiro.

Brasileiros

Para Robin Johnson, gerente do VisitBritain na América Latina, um evento do porte das Olimpíadas aumentará ainda mais o interesse dos brasileiros pela Grã-Bretanha. "No ano passado 175 mil brasileiros viajaram para o país, o que representou 15% a mais do que em 2009. Temos certeza que os resultados nos próximos anos serão ainda melhores, principalmente considerando outros eventos importantes como o casamento real realizado, em abril, e o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II (60 anos no reinado), em 2012", destaca.

E VAI ROLAR A FESTA...

(BR Press) - É intensa a programação de atividades para o ano que vem na Grã-Bretanha, seja antes, durante ou depois das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres.

Confira, a seguir, as 12 principais comemorações e eventos de 2012, selecionadas pelo VisitBritain:

1) Hogmanay de Edimburgo – 30 de dezembro de 2011 a 2 janeiro de 2012

Este anos as comemorações de Ano Novo no tradicional festival de rua Hogmanay, de Edimburgo, capital da Escócia, terá duração de quatro dias e será um dos principais eventos na contagem regressiva para o festival de Londres de 2012. (www.edinburghshogmanay.org)

2) 200º aniversário de Charles Dickens – 7 de fevereiro de 2012

Em 2012, Kent, terra natal de Charles Dickens, estará celebrando o bicentenário de seu nascimento. O ano trará muitas atividades e ações para comemorar a data. Charles Dickens, um dos autores mais queridos dos ingleses, nasceu em 7 de fevereiro de 1812 e, para 2012, várias entidades da Inglaterra e de todo o mundo estão planejando festivais, exposições e outros eventos. (www.dickens2012.org / www.visitkent.co.uk/explore/charles-dickens.asp)

3) 100º aniversário do naufrágio do Titanic – Abril de 2012

Para marcar a data do naufrágio do navio Titanic, a cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, vai apresentar o "Titanic Quarter", que se tornará o maior projeto de empreendimentos à beira-mar na Europa. Também serão revelados novos passeios e atrações em Belfast e em outras partes da Grã-Bretanha, além de um novo museu interativo, o Sea City, em Southampton, Inglaterra. Esta atração singular abrigará tanto exposições permanentes quanto temporárias com enfoque em diferentes aspectos da história do Titanic. Uma programação de eventos também oferecerá peças de teatro, palestras e muito mais.
(www.nitb.com / www.visit-southampton.co.uk)

4) Passeio no Estúdio de Harry Potter – Primavera de 2012

Com o final do filme Harry Potter, lançado em julho de 2011, os fãs do feiticeiro não terão de esperar muito tempo para explorar os bastidores de seu mundo mágico. Para aumentar a emoção de 2012, a Warner Bros. Studios lançará uma excursão em seu estúdio de Leavesden, nos arredores de Londres, revelando os sets originais, figurinos, adereços e efeitos usados em todos os oito filmes da série Harry Potter. (http://wbstudiotour.co.uk/)

5) Desfile da tocha olímpica - Maio a junho de 2012

A tocha olímpica chegará à Grã-Bretanha em 18 de maio de 2012, e percorrerá seu caminho em cada nação e região, numa jornada de 70 dias e 12.875 quilômetros, criando experiências únicas e típicas (www.london2012.com/olympic-torch-relay)6) 400º aniversário dos Jogos Olímpicos de Cotswolds – Junho de 2012

No mesmo período em que ocorrem as Olimpíadas de Londres, a Inglaterra também estará celebrando o 400º aniversário de suas raízes olímpicas – os Jogos Olímpicos de Cotswolds, de Robert Dover. Iniciados por um advogado local, capitão Robert Dover, os jogos inaugurais dessas Olimpíadas ocorreram em uma encosta de Cotswolds, em 1612. Atualmente o evento anual atrai milhares de espectadores, cujos "atletas" participam de jogos no campo, como corridas de obstáculos e cabo de guerra, além de competições esportivas singulares como "chute na canela". (www.olimpickgames.co.uk)

7) Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II – 2 a 5 de junho de 2012

Em homenagem ao jubileu de diamante da rainha, que celebra 60 anos no trono, muitos eventos emocionantes ocorrerão em toda a Grã-Bretanha no mês de junho. Os principais serão no final de semana prolongado entre os dias 2 e 5 de junho. A rainha Elizabeth II é a segunda monarca, depois da rainha Vitória, em 1897, a atingir esse marco. A programação inclui um concerto no Palácio de Buckingham e uma flotilha que percorrerá o rio Tâmisa. Mais informações estarão disponíveis no decorrer de 2012. (www.direct.gov.uk/diamondjubilee)

8) London 2012 Festival – 21 de junho a 9 de setembro de 2012

O festival de Londres de 2012 marca o final da Olimpíada Cultural. Ele complementa os eventos esportivos dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, e deverá ser a maior festa já vista pela Grã-Bretanha, com a participação de artistas consagrados do mundo inteiro. Muitas das atrações já estão confirmadas e outras continuarão a ser anunciadas no decorrer do ano.(http://festival.london2012.com)

9) WorldPride – 23 de junho a 8 de julho de 2012

A parada WorldPride promete ser um evento em escala gigantesca e acontecerá entre duas outras celebrações importantes: o jubileu de diamante da rainha e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Organizada pela InterPride, a WorldPride promove temas do universo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em nível internacional, por meio de desfiles, festivais e outras atividades culturais. Espera-se que a WorldPride de Londres em 2012 atraia mais de 1 milhão de visitantes. As festividades terão duas semanas de duração e o desfile principal acontece em 7 de julho. (www.pridelondon.org/worldpride)

10) Adain Avion – Junho a agosto de 2012

Adain Avion é a denominação da fuselagem de um avião DC9, transformado em um espaço de arte móvel. Como parte das Olimpíadas Culturais, ele viajará por todo o País de Gales, "pousando" em vários locais, e o público será incentivado a documentar sua viagem fantástica através de mídia on-line. O Adain Avion fará paradas em Swansea, Ebbw Vale, LLandudno e Llandow durante todo o verão de 2012. (www.adainavion.org)

11) Speed of Light – Agosto de 2012

Apresentado em parceria com o Festival Internacional de Edimburgo, o Speed of Light será um dos eventos mais extraordinários na programação de 2012. Durante três semanas de agosto, o famoso Arthur's Seat de Edimburgo será transformado em uma combinação inovadora de atividades esportivas e artes visuais performáticas, durante uma série de eventos noturnos. O Speed of Light será uma contribuição especial para o programa da Olimpíada Cultural na Escócia. (www.speedoflight2012.org)

12) Trilha litorânea do País de Gales

A trilha litorânea do País de Gales, a ser concluída em 2012, abrange 402 quilômetros de trilhas ininterruptas para caminhada, ao longo da deslumbrante costa galesa. No ano passado, a National Geographic classificou a costa de Pembrokeshire como o segundo melhor destino litorâneo do mundo. A conclusão dessa trilha deverá incentivar ainda mais visitantes a descobrir este tesouro escondido. (www.usa.visitwales.com)