Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

OLIMPÍADAS - Brasil se destaca na Olimpíada Cultural
Sex, 08 de Junho de 2012 00:00

(Londres, BR Press) - Engana-se quem pensa só em esporte quando o assunto são Jogos Olímpicos. E a Olimpíada Cultural – eventos unindo arte, cultura, entretenimento e o espírito esportivo – vai se encarregar de mostrar isso em Londres, entre julho e agosto próximos. Mais: inicia-se também um intercâmbio cultural oficial entre Brasil e Reino Unido pelo fato de a próxima olimpíada ser no Rio, em 2016.

    Desde 2009, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres (Locog) trabalha na Olimpíada Cultural [http://www.london2012.com/cultural-olympiad], cujo ápice será o London 2012 Festival [http://www.london2012.com/cultural-olympiad], que acontece na capital britânica, entre os dias 21 de junho e 9 de setembro. Serão mais de mil perfirmances e eventos, misturando música, teatro, moda, gastronomia, artes plásticas e cinema.

    Dirigido por Ruth Mackenzie, o festival irá espalhar pela capital e por vários locais do Reino Unido grandes eventos ligados à música, ao cinema, ao teatro, à literatura e às artes plásticas, em que a participação brasileira ocupa importante espaço.
"Muitos artistas brasileiros e britânicos têm trabalhado por todo o Reino Unido. Esses projetos serão apresentados como parte do London 2012 Festival e terão continuidade em interações até os Jogos do Rio", diz ela.

    No meio desse caminho, o intercâmbio esquenta com a realização do Ano Cultural da Inglaterra no Brasil, em 2013.  "Nosso objetivo é consolidar a cultura no cerne da experiência olímpica", explica Mackenzie. "Uma das missões de Londres 2012 é começar a construir e a entregar um legado às Olimpíadas do Rio". O calendário de atividades culturais brasileiras em Londres é recheado, antes, durante e depois do festival.

Teatro

    Pois já em abril e maio, Shakespeare começa a "falar" português. O World Shakespeare Festival 2012 recebe, no dia 07/05, a Companhia BufoMecânica, de Fábio Ferreira e Cláudio Baltar, que encena Two Roses for Richard III, inspirada no clássico Ricardo III, em que a corrupção política é o mote: "O Brasil ainda aplaude vilões como o duque de Gloucester", acredita Ferreira.

    No festival Globe to Globe reúne, a partir de 27/04, todas as 37 peças do bardo em montagens interpretadas em igual número de idiomas. O Grupo Galpão encena Romeu e Julieta, no lendário Globe Theatre, com direção de Gabriel Villela, no dia 19/05.

    Entre 25/05 e 09/06, o Salisbury International Arts Festival terá a sua edição 2012 inspirada nos temas da cultura brasileira. Na grade, uma mostra de cinema com longas nacionais ou sobre o país, como 5xFavela, Agora por Nós Mesmos, o documentário Senna, entre outros.

    O Salisbury traz ainda uma exposição da artista Ana Maria Pacheco, a mostra de cenografia teatral brasileira premiada com a Triga de Ouro na Quadrienal de Praga de 2011, uma residência com o grupo AfroReggae, um concerto que une Debussy e Villa-Lobos conduzido pela pianista Cristina Ortiz, no dia 29/05, além do espetáculo Birth, em 06/06, criado pela dançarina Morena Nascimento, egressa da companhia de Pina Bausch, em parceria com o pianista e compositor Benjamin Taubkin.

Mais Brasil

    Em junho, mês que marca a abertura do London 2012 Festival, Jorge Amado será celebrado em conferências e numa exposição realizadas na British Library e no King’s College, a partir do dia 08. Considerado o maior festival de poesia do mundo, o Poetry Parnassus terá a presença do brasileiro Paulo Henriques Britto, no dia 26/06. Já nos dias 28 e 29/06, a Tanztheater Wuppertal Pina Bausch encena Água, no Barbican Theatre, um espetáculo inspirado na natureza do Brasil.

    Após se firmar no calendário de shows brasileiro, o festival Back2Black terá a sua próxima edição realizada em Londres, entre 29/06 e 1º/07, com uma mescla de artistas nacionais e internacionais. No mesmo mês, entre 6 de julho e 4 de agosto, a capital inglesa se transforma em palco a céu aberto para receber a Rio Artists Occupation. Idealizado pela secretaria de estado de Cultura, o evento foca num intercâmbio entre 30 artistas britânicos e brasileiros, que irão apresentar suas criações em ruas, parques, palcos e galerias da cidade.

    Uma semana antes da abertura dos Jogos de Londres, nos dias 21 e 22 de julho, o festival River of Music terá a presença de Gilberto Gil num grande palco montado às margens do Rio Tâmisa. Em agosto, o Victoria and Albert Museum abre uma mostra inteiramente dedicada à arte de Arthur Bispo do Rosário, e em setembro ocorre o Boomba Down the Tyne, que irá mesclar a tradição do Bumba Meu Boi com a cultura do Blaydon Races, do Nordeste inglês.

    Localizada na Somerset House, um edifício neoclássico no coração de Londres, a Casa Brasil será, além de base do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), um espaço de exposição e eventos culturais, cuja programação ainda está sendo elaborada.

EVENTOS BRASILEIROS NA OLIMPÍADA CULTURAL BRITÂNICA

- World Shakespeare Festival 2012 recebe, no dia 07/05, a Companhia BufoMecânica, de Fábio Ferreira e Cláudio Baltar, que encena Two Roses for Richard III, inspirada no clássico Ricardo III
- No festival Globe to Globe reúne, a partir de 27/04, todas as 37 peças do bardo em montagens interpretadas em igual número de idiomas. O Grupo Galpão encena Romeu e Julieta, no lendário Globe Theatre, com direção de Gabriel Villela, no dia 19/05.
- Entre 25/05 e 09/06, o Salisbury International Arts Festival terá a sua edição 2012 inspirada nos temas da cultura brasileira.
- Em junho, mês que marca a abertura do London 2012 Festival, Jorge Amado será celebrado em conferências e numa exposição realizadas na British Library e no King’s College, a partir do dia 08.
- Festival Poetry Parnassus terá a presença do brasileiro Paulo Henriques Britto, no dia 26/06.
- Nos dias 28 e 29/06, a Tanztheater Wuppertal Pina Bausch encena Água, no Barbican Theatre, um espetáculo inspirado na natureza do Brasil.
- Festival brasileiro Back2Black terá a sua próxima edição realizada em Londres, entre 29/06 e 1º/07.
- Entre 6 de julho e 4 de agosto, a capital inglesa se transforma em palco a céu aberto para receber a Rio Artists Occupation.
- Nos dias 21 e 22 de julho, o festival River of Music terá a presença de Gilberto Gil num grande palco montado às margens do Rio Tâmisa.
- Em agosto, o Victoria and Albert Museum abre uma mostra inteiramente dedicada à arte de Arthur Bispo do Rosário.
- Em setembro, o Boomba Down the Tyne, mescla Bumba Meu Boi com a cultura do Blaydon Races, do Nordeste inglês.
- Casa Brasil (Somerset House) será, além de base do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), um espaço de exposição e eventos culturais.

Leia mais aqui sobre eventos culturais no ano das Olimpíadas de Londres, no Reino Unido.