Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

OLIMPÍADAS - Esporte para o cérebro
Seg, 05 de Março de 2012 14:52

(BR Press) - Melhorar a memória, aumentar a velocidade de raciocínio e desenvolver a lógica, criatividade e engenhosidade por meio de jogos sobre temas esportivos. Essa é a proposta do autor Charles Phillips, no livro Esporte para o Cérebro - 100 Desafios para Estimular o seu Raciocínio (Coquetel, 144 págs., R$ 14,90), que traz ainda testes de conhecimento sobre as modalidades esportivas.  A publicação também será lançada no dia 12/03, na Inglaterra, por conta da realização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

    Lançado no final de fevereiro, o livro faz parte da nova geração de livros focados em jogos inteligentes. São 100 jogos sobre temas diferentes (Atletismo; Ginástica; Esportes com Bola, em Equipe e Geral; Esportes Aquáticos; e Esportes de Inverno).

    Assim como os atletas passam por um exaustivo programa de treinamento físico para chegarem em ótimas condições físicas às competições, os jogos e desafios propostos nesse livro (todos com cenários esportivos fictícios), além de prender a atenção e distrair os "atletas mentais",  visam agregar os benefícios da resolução de quebra-cabeças à sua performance mental.

Lógica e cultura esportiva

    Para isso, cada seção  vem acrescida de 20 exercícios de lógica, complementados por testes de conhecimentos reais e curiosidades sobre jogos olímpicos, como: "Você sabia que a Rússia ficou com todas as medalhas de ouro no nado sincronizado nos Jogos Olímpicos de 2000, 2004 e 2008?" e "Aproximadamente,  em quanto tempo os canoístas de elite fazem a corrida de 200 metros?".

    Cada jogo tem um tempo determinado para ser resolvido e o número de pontos. Assim,o leitor poderá avaliar seu desempenho mental e verificar na tabela de pontuação se ganhou medalha de ouro, prata ou bronze.

    Autor de 20 livros e com contribuições em mais de 25 outros, incluindo The Reader’s Digest Compendium of Puzzles and Brain Teasers (2001), Charles Phillips investigou teorias indianas de inteligência e consciência em Ancient Civilizations (2205), explorou o mecanismo cerebral de geração de sonhos em My Dream Journal (2003) e examinou como percebemos e reagimos à cor no livro Color for Life (2004).