Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

OLIMPÍADAS - Fim de semana verde e amarelo
Seg, 23 de Julho de 2012 16:40

(Londres, BR Press) -  A ala “Rio  Lapa Londres”, formada pelos blocos carnavalecos cariocas Monobloco e Sargento Pimenta, foi sem dúvida a mais animada do One Hackney Parade, festança armada para receber a Tocha Olímpica no último sábado (21/07), ao Norte da capital britânica. Num dia de sol que não se via há semanas em Londres, os músicos arrastaram dezenas de alegres foliões pelas ruas da cidade.

    O desfile começou às 10h30, no Shoreditch Park, e só parou às 14h, em Stoke Newington Church Street. Mesclou Marchinhas de Carnaval e Beatles, reunindo um público de todas as idades e nacionalidades. De bicileta, a artista plástica inglesa Clare Newton parou para ver o show e era uma das mais animadas: quando não sabia cantar uma música; improvisava.

Entrosamento total

    As bandas tocaram juntas pela primeira vez e mostraram entrosamento total. Estiveram em Londres pela primeira vez no fim de maio, quando alguns instrumentistas deixaram aulas gravadas. Há cerca de dez dias, voltaram para ensaiar o repertório com os batuqueiros ingleses. No total, foram 70 integrantes fazendo a festa, que promete ter continuidade no Brasil.

    “O projeto visa uma maior integração entre os músicos promovendo um intercâmbio artístico entre Londres e Rio de Janeiro (sede das Olimpíadas de 2016)”, afirma Vanessa Damasco, produtora da Fundição Progresso e responsável pela organização do evento em Londres.

Paraíso Samba School

    O desfile contou ainda com a Paraíso Samba School – a escola de samba é a principal atração do Carnaval de Notting Hill -, cujo tema levado para a “avenida” foi Olimpídas do Futuro e trouxe o destaque Rodrigo Correa vestido uma alegoria que simbolizava a tocha.

    As outras alas incluíram ainda a London Samba School, além de ritmos latinos, caribenhos e até um carro de som com música eletrônica, que não empolgou muito: o público em peso seguia o som dos Beatles em ritmo de samba.

Tocha circulando

    Os músicos do Monobloco e Sargento Pimenta voltaram a se apresentar às 16h, na festa em homenagem a chegada da Tocha Olímpica, no Saint Gillet Square, em Dalston. Há poucos metros dali, em Kingskand Road, principal rua do bairro, a chama passava.

    A Tocha chegou a Londres na semana passada e vai continuar circulando pelas ruas da cidade até a abertura dos Jogos, nesta sexta-feira (27/07).

O show tem que continuar

    No domingo (22/07), a festa verde e amarela continuou no BT River of Music, festival com cinco palcos espalhados por Londres representando os diferentes continentes. O  Brazilian Kitchen – projeto de colaboração entre artistas do Rio Occupation London que mistura samba de raiz com funk e Bossa Nova –, abriu o Americas Stage pontualmente às 12h, na Torre de Londres.
 
    Carlinhos Brown, que fechou a noite, começou com quase 45 minutos de atraso, cortando o tempo de apresentação pela metade. A performance da banda franco-canadense La Bottine Soutiante e Eliza Carthy, que antecedeu a do cantor e compositor baiano, foi uma dos que mais animou.
   
    No entanto a longa desmontagem e montagem de ambos os espetáculos deixou a audiência inquieta. Quando o local começava a esvaziar, Brown entrou em alto estilo e mostrou que mesmo com os contratempos não perdeu o bom-humor: aproximou-se do público várias vezes e em alguns momentos ainda discursou sobre a diversidade cultural do Brasil.

    Numa mistura de percussão e música eletrônica, os pontos altos foram a versão remixidada de Magalenha, de seu novo álbum Mixturada Brasileira, produzido pelo DJ Deeplick, e que está sendo lançado agora em turnê pela Europa. Além do hit infalível A Namorada, é claro.

(Sylvia Morgado/Especial para BR Press)

Assista ao One Hackney Parade, em imagens cedidas por Azul Serra, da Pineal, especial para BR Press: