Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LONDON CALLING - 'Sinaço' e pop abrem Olimpíadas Culturais
Sex, 27 de Julho de 2012 14:53

Juliana Resende*/BR Press

(Londres, BR Press) -  Com pontualidade britânica, milhares de sinos – inclundo o megasino do Big Ben – soaram em Londres, das 8h12 às 8h15 da manhã desta sexta-feira (27/07), para saudar  a abertura do Jogos Olímpicos de Londres. Teve até tiro de canhão da fragata HMS Belfast, que fica ancorada permanentemente no Rio Tâmisa.

O artista Martin Creed, vencedor do prêmio Prize e orquestrador do  "sinaço", definiu o evento como "uma música especial para uma ocasião especial". E hoje à noite, é a vez do cineasta Danny Boyle, famoso pelos filmes Quem Quer Ser um Milionário, que ganhou o Oscar, e pelo marcante Trainspotting, que lançou o ator escocês Ewan McGregor, mostrar que   também sabe fazer abertura de Olimpíada.

O espetáculo promete ter até uma ala de chamãs indígenas americanos fazendo a "dança da chuva" – ou melhor,  a "dança anti-chuva", já que o  sol  sumiu de Londres hoje e já teve até garoa – com efeito de balde de água fria no espírito olímpico. Será que Saint Peter vai colaborar com os londrinos e literalmente chover no molhado?

Shows

Mas o show tem que continuar e a programação de Londres nesta noite olímpica transcence a abertura dos Jogos. Tem Paloma Faith cantando numa nova casa noturna no badalado Leste de Londres, e no Hyde Park tem o show BT London Live, com quatro artistas representando cada um das quatro países do Reino Unido: o Duran Duran vai representar a Inglaterra, Snow Patrol, da Irlanda do Norte, Stereophonics, do País de Gales, e Paolo Nutini, a Escócia.

    O vocalista do Duran Duran, Simon Le Bon, disse que o show deve ser “um dos pontos altos da última década para a banda”. Jonny Quinn, do Snow Patrol, disse que é " uma honra ser parte desse concerto, que será muito especial".

Telões

A cerimônia de abertura das Olimpíadas será transmitida em telões durante o show, e em dois telões gigantes instalados no Victoria Park gratuitamente.

    E em 12 de agosto, o Hyde Park volta a receber mais shows, desta vez de encerramento das Olimpíadas – o Best of British –, cuja principal atração é o Blur, seguido de New Order e The Specials.


(*) Juliana Resende é editora-executiva da BR Press e está em Londres cobrindo especialmente as Olimpíadas Culturais. Fale com ela pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.