Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LONDON CALLING - Seguindo 007
Sáb, 28 de Julho de 2012 14:24


Juliana Resende*/BR Press

(Londres, BR Press) - Se você assistiu à abertura das Olimpíadas  de Londres certamente vai concordar comigo: James Bond acabou sendo o astro da festa, escoltando a Rainha Elizabeth na sua chegada magistral ao Estádio Olímpico,  que já foi eleita por aqui a melhor Bond Girl, apesar de seus 86 anos e das óbvias limitações que a realeza impõe, e dos impiedosos tablóides britânicos.

    E já que 007 fez a 'Betinha' saltar até de paraquedas de um heilcóptero, resolvi homenagear o agente seguindo os passos de seu criador, o intrépido inglês Ian Fleming pelo bairro de St. James, onde ficam lojas e lugares frequentados pelo escritor – ele mesmo suspeito de ter sido agente secreto nos seus tempos de militar e de ter criado Bond como um alterego. Por isso, muitas coisas que Fleming gostava e usava viraram marcas registradas de Bond.

    O tour por St. James (será a razão do nome de batismo de 007?) incluiu lojas de roupas e assessórios masculinos mais tradicionais e chiques de Londres, e lugares descolados como o hotel Dukes, que fica numa charmosa e calma rua sem saída e onde Lady Diana costumava se refugiar da modorrenta família real.

Vesper Martini

    É no Dukes Hotel que o barman Alessandro Palassi prepara o exclusivo Vesper Martini – uma ode etílica a Fleming e a Bond. O drink – misturado e não batido, como 007 não cansa de dizer – é tão letal quando a namorada de Bond em Cassino Royale. E Alessandro se recusa e servir mais de dois por cliente. Eu provei e posso garantir que mesmo Bond perderia o rumo de casa com três Vesper Martinis na cabeça.

    Fleming em pessoa costumava ir ao discreto bar do Dukes para escrever. "Infelizmente, não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e parabenizá-lo por ter inventado esse drink supremo", diz Palassi, que entrou no Dukes um ano depois de Fleming falecer, em 12/08/1964. O bar segue frequentado pela alta roda londrina – hoje quem vai muito lá, por ironia do destino, é o casal Charles e Camila.

Elegância

    Ainda em St. James, fui conferir a vitrine da loja de sapatos John Lobb, cheirar a colônia No. 89, na perfumaria Floris, e conversar com o gerente (não por acaso também chamado James) da célebre camisaria Turnbull and Asser  – onde Fleming se vestia e que fornece camisas para todos os Bond, incluindo Daniel Craig, e tem uma impressionante lista de clientes-celebridades.

    Vale lembrar que, este ano, Bond completa 50 anos. O personagem, que existe no cinema desde o filme de estreia, O Satânico Dr. No (1962), é tão celebrado quando a Rainha e ganha duas exposições imperdíveis: Designing 007: 50 Years of Bond Style, reúne mais de 400 objetos do agente secreto usados em cena, e Bond in Motion, com a maior coleção de veículos usados pelo adorado agente.


(*) Juliana Resende é editora-executiva da BR Press e está em Londres cobrindo especialmente as Olimpíadas Culturais. Fale com ela pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.