Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

OLIMPÍADAS - Abertura com pompa
Sáb, 28 de Julho de 2012 14:28

Márcio Bernades*/Especial para BR Press

(Londres, BR Press) - Espetacular! Mas cabem aqui outros adjetivos superlativos! Assim deve ser descrita a abertura oficial da 30ª. Olimpíada da Era Moderna, que estou acabando de ver aqui da Tribuna de Imprensa do Estádio Olímpico, construído a partir de 2007 e finalizado em 2011, ao custo de R$ 1 bilhão e meio. Cerca de 80 mil espectadores participaram, vibraram, pularam e cantaram.

    Os países que ultimamente sediaram a Olimpíada aproveitaram essa festa para mostrar ao mundo suas virtudes e sua cultura. A Grã-Bretanha fez o trinômio: colonização rural, Revolução Industrial e como eles acham que mudaram o mundo. E trouxe para o estádio uma Rainha que, além de ter sido aplaudida de pé, também foi ovacionada. É mesmo querida essa velhinha simpática, hein?!

Sem economia

    O premiado diretor de cinema Danny Boyle não economizou. Fez uma festa para o público interno, ressaltando a união do Reino que não está tão unido assim. Mas mostrou ao mundo as características dessa nação, que é inegável, sempre trouxe uma inestimável contribuição para a humanidade.

    O maior conquistador e colonizador de todos os tempos, país mais desenvolvido da Europa, o Reino Unido passa também para a história por ter a única cidade a realizar três vezes a Olimpíada. Londres sediou também os Jogos de 1908 e 1948.

    Os 205 países que trouxeram atletas para a Inglaterra vão tentar trazer também com o esporte uma mensagem de paz e entendimento, de harmonia e civilidade. O desfile das delegações mostrou, como sempre, a alegria dos atletas. E a bandeira do Brasil, o 28o. país a se apresentar, foi trazida pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa.

Dilma e 'Dilminha'

    Ironia do destino,  Pessoa nasceu em Paris e é naturalizado brasileiro. Mas a delegação tupiniquim foi muito aplaudida pela galera. Dilma e 'Dilminha' (filha da presidente), na Tribuna de Honra, estavam na fila do gargarejo e foram flagradas pelo telão do estádio, simpáticas e sorridentes.

    Espera-se nestas duas semanas que os conceitos do esporte, como disciplina e respeito pelo adversário, seja ele mais forte ou mais fraco, iluminem e inspirem o futuro da humanidade.

(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da BR Press. Fale com ele pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook. Durante os Jogos Olímpicos de Londres, esta coluna será diária.