Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LONDON CALLING - Música é 'great'
Qua, 08 de Agosto de 2012 13:22

(Londres, BR Press) - Hoje nosso assunto é música – mais precisamente a indústria dos festivais britânicos de música, já no clima dos preparativos para o festival BT London Live – show paralelo de encerramento dos Jogos, que acontece domingo (12/08), no Hyde Park, e que além das  bandas dos anos 80  Specials e New Order, terá seu ápice no aguardado show de despedida do Blur –  a banda de  Damon Albarn, um dos arquitetos do chamado BritPop que fez tanto sucesso no mundo todo nos anos 90.

    O BT London Live é nada menos que um dos 500 festivais de música que acontecem no Reino Unido anualmente – esse ano ainda mais bombado por causa das Olimpíadas. Festival de música aqui é coisa séria e, por isso, o órgãos oficiais UK Music e Visit Britain lançaram, no festival London 2012, o Mapa dos Festivais da Grã-Bretanha.  A ação faz parte da campanha Music is GREAT (leia mais aqui - http://www.brpress.net/index.php?option=com_content&view=article&id=7140:musica-overdose-de-pop-britanico-&catid=299:london-2012&Itemid=159 ].

Soa bem

    E os números falam por si sobre o que significa, economicamente, a indústria dos festivais de música para o Reino Unido – eles são a maior atração para cerca de 350 mil turistas internacionais todo ano. Esses aficionados por música pop gastam uma média de £250 milhões (R$ 780 millhões) para esbaldar-se ao som das bandas do momento.

    Mas isso representa "somente" 18% da arrecadação total com os festivais, que beira a casa dos £ 870 milhões – cerca de R$ 2 bilhões e 700 mil movimentados por um público de 7.7 milhões de amantes de festivais, todo ano.

Ritual

    Ir a um festival de rock de verão britânico é quase que um ritual obrigatório para quem gosta de música – tem festival aqui para todos os gostos – e não é só coisa para jovem. Em Glastonbury, por exemplo, família inteira faz a festa.

    Animou-se? Acompanhe mais notícias dos festivais pelo Facebook  Music is Great Britain.

(*) Juliana Resende é editora-executiva da BR Press e está em Londres cobrindo especialmente as Olimpíadas Culturais. Fale com ela pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.