Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LONDON 2012 - Festival acaba em samba
Seg, 10 de Setembro de 2012 14:34

(Londres, BR Press) - Um carnaval meio brasileiro meio pra inglês ver, mas com muito ziriguidum, simbolicamente falando, praticamente fechou o festival London 2012, série de eventos reunindo todo tipo de arte e entretenimento que aconteceu antes, durante e ainda vai até um pouquinho depois das Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres.

A festa, formada por brasileiros e britânicos, aconteceu no último sábado (08/09), no Bernie Spain Gardens, em Londres, como parte de outro evento: o Thames Festival.

Mangueira

A ideia era entregar o "espírito do carnaval", muito presente neste verão olímpico londrino e mais ainda na festa de encerramento das Paralimpíadas, ao Rio, cidade que sedia os próximos Jogos, em 2016. Para tanto, o carnavalesco Henrique de Silva puxou o samba, que misturou passistas da Mangueira e locais, numa produção do Arts Council of Great Britain. 

Paul Mclaren, diretor da escola da empresa carnavalesca britânica Shademakers, fez a alegoria baseada em mitos brasileiros e acabou não fazendo feio. "Tentamos criar uma atmosfera mágica para que toda a energia do carnaval brasileiro se manifestasse", diz ele.

Foi o resultado do Homage to Rio, projeto de colaboração entre artistas britânicos e brasileiros que durou ao longo de um ano, incluindo a Shademakers, a London School of Samba,o grupos Tropical Isles Carnival Group, Paraiso e Emergency Exit Arts. Eles foram ao Rio em maio para um verdadeiro workshop sobre como se faz carnaval, com profissionais do ramo.