Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

RIO 2016/CINEMA - Doping na tela
Seg, 18 de Julho de 2016 22:27

Bate-papo pós-exibição do documentário A Corrida do Dopi...

(São Paulo, BR Press) - O Brasil entrou em clima de Jogos Olímpicos. Nessa pegada, aconteceu a exibição  do documentário A Corrida do Doping (Brasil, 2016, 90min, 12 anos), dirigido pelo jornalista Paulo Markun, no CineSesc. O filme integra a programação do projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, que, além de estimular a prática de esportes e atividades físicas, tem a intenção de contribuir para a reflexão sobre o esporte como elemento social, cultural e educativo. Será exibido também na televisão, no canal por assinatura Globonews, no sábado (30/07), às 20h.

Um dos temas mais controversos no cenário esportivo atual, o doping temsua polêmica história detalhada no documentário, que relembra os principais casos constatados nas mais diversas competições – e  diversos países. Relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) aponta a participação estatal em um esquema de doping da Rússia nos Jogos de Inverno de Sochi e apontou que o governo de Vladimir Putin "dirigiu e controlou" o doping, usando até mesmo os serviços de inteligência da ex-KGB. 

História e debate

As filmagens foram realizadas no Brasil, França, Espanha, Itália, China, Moldávia, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, além de serem utilizadas imagens de arquivos de Xavier Deleu, jornalista e documentarista francês. O objetivo é mostrar como o doping é um fenômeno antigo, cada vez mais presente nas competições esportivas, inclusive entre os amadores. 

São abordadas questões cruciais, como “quem está realmente interessado em coibir o uso dessas substâncias proibidas e com qual rigor os controles são efetuados?”, “quanto custa um programa de doping para atletas de alto rendimento?”, “quais as substâncias que podem ser facilmente encontradas na internet e de onde vêm os produtos?”, entre muitas outras.

Após a exibição, o público participou de um bate-papo sobre o tema, com Paulo Markun e Marco Aurélio Klein, ex-secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Esteve presenta na pré-estreia o diretor de fotografia e ex-jogador da Seleção Brasileira de Rugby Marcelo Amiky.

Jogos na prática

O projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, oferece ao público, em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, a possibilidade de conhecer e praticar modalidades olímpicas e paralímpicas, além dos esportes que buscam integrar o rol de Modalidades Olímpicas nas edições dos Jogos de 2020 e 2024.

O Edição 28 é uma é uma ação para a campanha Move Brasil, cuja iniciativa vai no mesmo sentido de aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até o final deste ano. 

Programação completa no portal do Sesc.

Assista a vídeo sobre o doping com entrevistas exclusivas de Paulo Markun e Marcelo Amiky: