Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ARQUITETURA - Paulo Mendes da Rocha premiado na Bienal de Veneza
Seg, 13 de Junho de 2016 19:59

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha levou Leão de Outro na Bien...

(BR Press) - Um dos maiores arquitetos brasileiros, Paulo Mendes da Rocha foi homenageado com o prêmio Leone d’Oro alla Carriera, na Bienal de Arquitetura de Veneza, que começou em 28 de maio e vai até 27 de novembro, em vários locais da turística cidade italiana. Este ano, o tema da mostra é Reporting From the Front (“Reportando do Front”) e discute as consequências sociais, políticas e econômicas dos conflitos mundiais, especialmente a crise dos refugiados.

Na ocasião da premiação (veja vídeo abaixo), Paulo Mendes da Rocha foi chamado de “um desafiador e incorformista, bem como um realista apaixonado”. Rocha recebeu, em 2006, o prestigioso prêmio Pritkzer, e assinou importantes projetos arquitetônicos em São Paulo tais como o museu Brasileiro da Escultura (Mube), o pórtico da praça Patriarca, a reforma da Estação da Luz e o ginásio do Clube Paulistano. Em 2009, Paulo Mendes da Rocha entrou para a seleta coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMa), em Nova York. Em 1981, projetou uma espreguiçadeira com chapa e aço, A Chaise Longue. Segundo Rocha, “o que a arquitetura pretende é amparar as atividades humanas”.

Batalhas e fronteiras

Nesse sentido, o diretor da 15. Mostra Internazionale di Architettura (nome oficial da Bienal de Arquitetura de Veneza), Alejandro Aravena, declarou: “Há uma série de batalhas que precisam ser vencidas e muitas fronteiras que têm de ser expandidas para que possamos melhorar a qualidade do ambiente construído e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. Por isso, quisemos contar histórias de sucesso que fazem diferença nestas batalhas e fronteiras”. 

A 15. Mostra Internazionale di Architettura reúne 88 participantes de 37 países diferentes, além de 62 participantes da Itália. Antes da premiação de Paulo Mendes da Rocha em Veneza, em 07/06. outro arquiteto brasileiro ganhou destaque internacional: Paulo Jacobsen e sua firma Jacobsen Arquitetura saíram na revista Forbes americana, numa reportagem sobre uma casa projetada por eles, em São Paulo.

Assista à premiação de Paulo Mendes da Rocha na 15. Mostra Internazionale di Architettura: