Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MODA/COSTUMES - Uma breve história do sutiã
Sex, 27 de Maio de 2016 00:00

Corset Divorce e sutiãs Rigby & Peller (London, England, c...

(Londres, BR Press) -  Em 17 de julho comemoram-se quatro anos do maior achado da arqueologia da roupa íntima: um soutien do século 15 – o mais antigo de que se tem notícia. E uma ótima oportunidade para celebrar a data é na exposição Undressed - A Brief History of Underwear, em cartaz até março de 2017 no Victoria & Albert Museum, em Londres. A mostra subscreve mais de 250 anos de história do underwear, conta com palestras e cursos sobre o tema.

    Segundo a historiadora de moda Hilary Davidson, do Museu de Londres, a descoberta do “Lengberg bra” (referência à região de Lengberg, na Áustria) tem o poder de "reescrever totalmente" a história do sutiã, que não para de ser estudada e tem vasta presença na mostra Undressed. O Departamento de Arqueologia da Universidade de Innsbruck descobriu a peça íntima nos porões de um castelo medieval.

Especialistas

    Conversamos com os curadores de Undressed, com Hilary Davidson, com o fundador da marca de lingerie britânica Agent Provocateur, Joe Corré (filho de Vivienne Westwood), com a designer de luxury contour Nichole De Carle e com o brasileiro Pedro Lourenço, estilista da La Perla e presente num vídeo na mostra do V&A, sobre o por quê do sutiã ser uma peça de extremos, que vem sobrevivendo por mais de 500 anos entre o ame, como instrumento de sedução e femilidade, ou odeie, como símbolo da dominação machista digno da uma fogueira.

Em junho, dias 4 e 5 (Sábdo e domingo), a mostra Undressed promove o curso A Concise History of Underwear ("Uma História Concisa da Roupa Íntima) , das 11h às 17h. Mais informações (em inglês) aqui.

    Leia mais sobre a exposição Undressed - A Brief History of Underwear aqui e mais sobre a estilista de lingeries Nichole De Carle aqui.

Veja mais fotos na exposição no Pinterest.

REPRODUÇÃO TOTAL E/OU PARCIAL SOMENTE AUTORIZADA PELA BR PRESS. CONTEÚDO DISPONÍVEL PARA LICENCIAMENTO COM EXCLUSIVIDADE.