Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

EXPOSIÇÃO - Vestindo fantasia, tirando a roupa
Qui, 14 de Abril de 2016 01:23

Espartilhos do século 18 feitos à mão estão entre os des...

(Londres, BR Press) - Parece que foi ontem. Mas lá se vão mais de 250 anos de história do underwear, popularmente conhecido como roupa de baixo. A exposição Undressed: A Brief History of Underwear (“Despida - Uma Breve História da Roupa de Baixo”), que abre neste final de semana, no Victoria & Albert Museum, em Londres, promete tirar do armário peças íntimas femininas e masculinas desde o século 18. E, de quebra, contar como calcinhas, espartilhos, soutiens, cuecas, etc guardaram corpos e culturas.

     São mais de 200 peças – incluindo raridades dos séculos 18, 19, 20 e 21 –, com destaque para inovação e luxo (dois conceitos dos quais entende bem o principal patrocinador da exposição, a marca de lingerie Agent Provocateur, criada pelo punk de boutique Joe Corré, filho da estilista Vivienne Westwood e do produtor dos Sex Pilstols Malcolm McLaren). De espartilhos feitos à mão até bodies ultraconfortáveis assinadas por estilistas como Stella McCartney , a exposição se esmera em explorar a relação entre intimidade e moda.

Moldes e fetiches

    A reflexão cultural e social cobre, literalmente, a maneira como tais peças configuram noções, formas e curvas ideais – conceitos que foram mudando (e moldando) ao longo do tempo –, de acordo com o corte, caimento, tecido e, claro, o grau de fetichismo que certos looks provocam em termos de gênero, sexo e moralidade. Enfim, muita deve ser revelada.

    De 16/04/16 a 12/03/2017, com ingressos a £12 (R$ 60), que precisam ser comprados antecipadamente no site do V&A, de acordo com os horários disponíveis para visitação.

    Veja mais fotos da exposição Undressed: A Brief History of Underwear no Pinterest e assista ao vídeo-teaser:



Victoria and Albert Museum - Cromwell Road, London, SW7 2RL; +44 (0)20 7942 2000