Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

EMPREENDEDORISMO - Brechó da Rê traz modelo de ‘charity shop’
Qui, 03 de Dezembro de 2015 22:14

Regiane Soncini criou o Brechó da Rê para ajudar institui...

(São Paulo, BR Press) - Vintage é fashion e chique é ser solidário. Por isso – mas por muito mais além disso –, o Brechó da Rê abraçou o conceito de ‘charity shop’, tão difundido no Reino Unido, adaptando-o para a realidade brasileira. Todas as roupas e acessórios vendidos na loja têm parte ou até 100% do lucro destinados a ajudar idosos do Lar Azul e crianças carentes.

    A ideia de montar um brechó veio há quatro anos e começou por acaso a ocupar a vida de Regiane Soncini, ex-professora de inglês que ainda traz vivas as lembranças – e a cultura – dos tempos em que morou na Inglaterra. Voluntária na Casa Ondina Lobo, Regiane descobriu que poderia fazer mais para ajudar o asilo paulistano.

    “Queria ler para para os velhinhos, mas me botaram para fazer triagem no brechó da Casa”, lembra ela. “Recebiam muitas doações e fiquei trabalhando lá por três anos, separando roupas para os residentes do asilo, para o brechó e para a boutique, que vendia as coisas melhores e mais caras”.

    ‘Brechozeira’ desde os anos 80, Regiane leva mesmo jeito para a coisa. Tanto que a coordenadora do brechó da Casa Ondina Lobo incentivou a moça a ter um brechó para chamar de seu. “Comecei a aprender a comprar das sobras dos lotes que vinham para a Casa – e hoje posso afirmar que saber comprar é o maior desafio de manter um brechó sempre interessante e renovado”, ensina essa vintage girl ítalo-brasileira.

Bom negócio

    Embora o Brechó da Rê não viva só de doações, ela avisa: “Só compro peças de uma ONG que cuida de crianças órfãs que sofreram maus tratos”. São seis lares atualmente em funcionamento em São Paulo (“ano passado eram 10 lares – fecharam quatro por causa de falta de verba”, informa Regiane). “Não compro de particular pois o intuito é ajudar essa instituição”, diz Regiane, referindo-se à Associação Maria Helena Drexel.

    Dentro dessa filosofia, a Associação Casa São José, que atende idosos, pessoas com necessidades especiais e prove serviços de cheche, também passou a ser beneficiado pelo Brechó da Rê. “Quando entrei lá pela primeira vez, tive de sair para chorar”, conta Regiane, emocionada. “Ajudo com roupas que ficam paradas no meu brechó, doando para bazares em prol da instituição. Não deixo roupas paradas na minha loja”, diz.

Bazares beneficentes

    Desde meados de 2015, já aconteceram três bazares para o Lar Azul, arrecadando mais de R$ 500,00 cada. “Vamos continuar fazendo estas campanhas, em prol destas e de outras instituições carentes, que serão divulgadas por plataformas de crowdfunding e mídias sociais”, anuncia Regiane, cujo DNA da filantropia ela pretende espalhar por onde passa.

      Parece que o vírus do bem encontrou multiplicação na (sempre fervendo) corrente sanguínea da Rê. “Comprava muito no Brechó da Dona Joana, que funcionava numa travessa da Rua Américo Brasiliense havia 40 anos, até fechar as portas. Acho que meu brechó vem preencher essa lacuna no bairro [o Brooklyn Paulista]”. E difundir o conceito de “charity shop’, que cai como uma luva no Brasil.

OS BAZARES DE USADOS E NOVOS COMEÇAM NO SÁBADO (05/12) E SEGUE POR MAIS DOIS SÁBADOS DE DEZEMBRO DE 2015. Das 12h às 16h.

Mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Brechó da Rê - Rua Estilo Barroco, 760; (11) 5182 0241; Brooklyn Paulista
Facebook.com/BrechodaRe
Instagram: BrechódaRêDrops

O QUE SÃO ‘CHARITY SHOPS’?

(Londres, BR Press) - ’Charity Shops’ são um jeito de economizar e ainda ajudar quem precisa. Elas estão por toda parte no Reino Unido e costumam vender de tudo um pouco: livros, utensílios domésticos, roupas, dvds, sapatos, bolsas, bijoux etc. Algumas são especializadas em eletrodomésticos e móveis.

É importante ressaltar que as ‘Charity Shops’ possuem um padrão de qualidade e dificilmente encontram-se produtos em mau estado. Os preços costumam ser altamente convidativos. Além de economizar, você ainda ajuda instituições como Red Cross, Cancer Research UK, Oxfam, British Heart Foundation, Cats Protection etc.

(Textos: BR Press Office - Professional PR by BR Press)

PRESS RELEASE PARA LIVRE REPRODUÇÃO DESDE QUE CREDITADOS AUTOR E AGÊNCIA.