Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MODA - Renda-se à Mariana Jungmann
Seg, 28 de Setembro de 2015 04:57

Mariana Jungmann: renda renascença do Brasil para o mundo. ...

(Londres, BR Press) - “Olê mulher rendeira / Olê mulher rendá / Tu me ensina a fazer renda / Eu te ensino a namorar.” Sim, a estilista brasileira radicada em Londres Mariana Jungmann tanto insistiu que aprendeu a fazer renda. Em troca, ela leva essa delicada arte feita no Brasil para o mundo.

    Única designer a exibir peças exclusivas (e lindas) mesclando renda renascença e couro na London Fashion Week SS16, Mariana contou como o lado artesanal de sua roupa é a base de todo o processo de criação. “As rendas são desenhadas por mim em Londres, onde as tingimos à mão depois que chegam de Pesqueira (PE), onde são feitas por um grupo seleto de rendeiras”, diz a estilista. “Toda a coleção tem inspiração em lendas budistas e essa coisa de esconder e mostrar”, revela.

    A renda renascença é produzida a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em uma almofada. O entrelaçamento é então produzido com uma agulha comum, utilizando linha e lacê (fita de algodão que une as tramas). As rendas demoram de semanas a um ano para ficar prontas, dependendo do tamanho. São únicas – como todas as peças de Mariana Jungmann.

Fonte de renda

    A origem da renda renascença data do século XVI na Europa, daí o nome renascença. Veio para o Brasil com os portugueses e foi ensinada em Pernambuco, no conventos e colégios internos. As rendeiras de Pesqueira têm nas criações de Mariana Jungmann uma fonte de renda segura e constante. “Temos preocupação e orgulho em com a ética em nosso trabalho”, diz a estilista.

    Goiana-paulistana, Mariana Jungmann veio a Londres estudar moda e ganhou, mesmo não sendo europeia, um concurso do governo britânico de incentivo a novos negócios e estabeleceu seu estúdio na cidade – sempre mantendo a renda como sua maior fonte de criação e conexão com o Brasil. “É incrível poder trazer de volta à Europa este trabalho tão exclusivo e delicado e a aceitação tem sido ótima”, festeja.

Veja o vídeo de Mariana Jungmann falando sobre seu trabalho no nosso Instagram.

(Juliana Resende/BR Press)