Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ESTILO - 'Mix & match' nas coleções resort 2016
Ter, 08 de Setembro de 2015 00:05

Look Lanvin coleção Resort/Cruise 2016: combinação impro...

(BR Press) - Cada vez mais importantes nos calendários de moda, as coleções resort ou cruise chegam a 2016 com um ar contemporâneo, ousado e muita personalidade. A tendência de mesclar diferentes materiais e texturas no mesmo look, experimentada no 'mix & match' de estampas do verão passado, prevalece como principal. Rendas, étnicos, animal prints, florais, grafismos... Vale (quase) tudo e também combinar tantas opcões sem perder a sofisticação e a harmonia.

"Há misturas que dão certíssimo. É uma maneira nova de usar estampas e uma manifestação de personalidade que mostra o gosto pessoal", observa a consultora de moda Glória Calil, do site Chic. "Tem uma contribuição grande da pessoa que está usando. É uma ousadia que pode parecer mais ou menos harmoniosa, dependendo do gosto pessoal", ressalta Roberta Haidar, da consultoria de moda e imagem Adresse.

Versatilidade
       
    Esse 'crash' ou 'mix & match' combina com a descontração do verão (a estação que inspira as coleções resort no Hemisfério Norte). E vale para noite e dia – do passeio pelo boulevard ao jantar ou festa. São combinações extremamente versáteis e nada boring, contrastando com a onda monocromática de verões do passado – à exceção dos looks total white (especialmente de alfaiataria), aposta recorrente de muitas grifes.

    Agora falando em cores, as quentes voltam com força como tendência secundária: vermelhos, laranjas e rosas (contrastando com beges e pretos) aparecem nas paletas de quase todas as marcas, especialmente Lanvin. Azuis (incluindo jeans) e amarelos fortes também têm seu lugar.

That’s 70’s Show

    Uma pegada bo-ho (sim, os anos 70 continuam a inspirar a maioria dos looks) e sportswear – afinal estamos falando de roupas para férias – também se encarrega de deixar as peças confortáveis, podendo ser usadas até com tênis – vide os casual looks de Botega Venetta. O romantismo dos florais também dita as regras, como uma terceira tendência. A Fendi mergulha de cabeça nela, com Silvia Venturini e Karl Lagerfeld se inspirando na ave-do-paraíso.

    Para Chanel, Lagerfeld surpreendeu fazendo do lançamento da Cruise Collection, em maio, um evento sem precedentes em Seul, com a presença de Gisele Bündchen, Tilda Swinton e Kristen Stewart. A Dior também fez bonito em seu desfile cruise 2016, atraindo celebridades como Marion Cotillard e Dakota Fanning ao Palais Bulles, em Cannes, na Côte D’Azur, também em maio. A principal aposta do estilsta Raf Simons foi releituras das clássicas bar jackets da grife, destacando as bolsas-saco estampadas e metálicas.

Jetsetters

    O fato é que as coleções resort – peças disponibilizadas geralmente entre maio e julho (no hiato das duas temporadas principais de desfiles, em fevereiro e setembro) –, criadas originalmente para clientes jetsetters levarem consigo nas viagens de férias de verão, em resorts ou cruzeiros, vieram para ficar e ganham status de estrelas. Carolina Herrera, Louis Vuitton, Peter Pilotto, Stella McCartney, Gucci, Burberry Prorsum, etc,  levam suas pré-coleções (outro nome desta safra) tão a sério quanto as principais coleções.

    Afinal, há especialistas que defendem que a moda hoje não é mais ditada por estações – vai de encontro à atitude de vestir. Adresse sabe disso e ajuda suas clientes a incorporar tendências com naturalidade, sem se preocupar em demasiado com a estação. Os lançamentos aconteceram entre maio e junho e as roupas chegam às lojas a partir de novembro. Se antes apenas algumas mecas do luxo  investiam nas coleções resort,  hoje quase todas as marcas não abrem mão de oferecê-la e vão muito além da moda praia e dos cocktail & party dresses.

Confira galeria de looks no Pinterest da BR Press.

(Juliana Resende/BR Press)