Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GASTRONOMIA - Bourbon Street Fest incrementa cardápio cajun/créole   
Sáb, 29 de Agosto de 2015 17:45

Louisiana Gumbo: ensopado com linguicinha artesanal de javal...

(São Paulo, BR Press) - No parque, na casa, na cozinha. Assim é o Bourbon Street Fest. Pioneiro e um dos maiores festivais de música negra americana no Brasil, chega a 13ª edição com muita música e gastronomia, incluindo shows, com abertura e encerramento grátis no Parque Ibirapuera, dias 23 e 30 de agosto, respectivamente.         

    Na seara gastronômica, é nas mesas do Bourbon Street Music Club onde New Orleans fica mais perto e o público será certamente fisgado pelo estômago. O chef da casa, Luis Fernando Sanguini, preparou pratos típicos e drinks mesclando ingredientes tradicionais da culinária cajun/créole em receitas sofisticadamente adaptadas para o paladar brasileiro, com um toque gourmet.
 
Releituras endiabradas
 
    “São pratos nutritivos e rústicos, levemente condimentados, como o Woodoo Jambalaya e o Gumbo, resultantes da combinação das culturas francesa, espanhola, africana e indígena, que formaram o grande caldeirão cultural da região”, diz Luís Fernando.

    Pimenta, diga-se, tem lugar cativo no prato dos nativos. Mas por aqui, a coisa toda ficou mais light (mas não menos saborosa).

    O chef tomou coragem e mandou ver na licença poética para criar releituras como o Wodoo Jambalaya (paella com frutos do mar, frango e linguiça), que acabou levando arroz negro, do Vale do Paraíba, e o Louisiana Gumbo (ensopado com linguicinha artesanal de javali), cujo quiabo fatiado em pequenas rodelas e grelhado foi reservado ao nobre papel de decorar o prato (na borda) e pode ou não ser devorado junto à iguaria.

Moules

    Se não quiser jantar, pode beliscar. O Dock Side Moules faz a cabeça de qualquer bluesman ou diva soul, com mariscos frescos vindos especialmente de Santa Catarina, cozidos na casca ao molho de vinho, manteiga e ervas, acompanhados por ‘frites’ à perfeição.

    O Salmon Bagel é outra opção ‘al mare’.

Furacões                           

    Para acompanhar, vale brindar toda essa festa inspirada em New Orleans com dois deliciosos drinks preparados pelo criativo  bartender da casa Juan Perea: o Tornado – irmão brasileiro do Hurricane, o mais tradicional drink da cidade, e o Twin Lemon, coquetel tipo caipirinha de cachaça, limão siciliano e taiti, frutas  vermelhas e manjericão.  

    Vale lembrar que o Bourbon Street Music Club já oferece um cardápio especial cajun e créole regularmente, mas durante o festival ganha incrementos aos pratos icônicos. “A casa vai continuar servindo esse cardápio especial depois do Bourbon Street Fest por tempo limitado”, revela o sócio da casa Edgard Radesca.

Enjoy!

Veja fotos de outros pratos e drinks do Bourbon Street Fest no Facebook e Instagram da BR Press.