Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CINEMA & ETC - Questões ambientais em foco
Sex, 14 de Agosto de 2015 14:49

filme The E-Waste Tragedy, documentário que investiga o tr...

(BR Press) - O filme The E-Waste Tragedy, documentário que investiga o tráfico ilegal de lixo eletrônico, abriu a mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica 2015, que acontece na Cidade de Goiás, antiga capital do estado, até 16/08.

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), o festival chega à sua 17ª edição esse ano e traz uma programação reforçada nas duas áreas, com cinco mostras de filmes, convidados de renome, Fórum de Cinema, Fórum Ambiental, oficinas, minicursos e exposições.

Música e, claro, filmes

Na área musical, serão 28 shows de artistas locais, além da abertura com a Orquestra Jovem e encerramento com a Orquestra Filarmônica de Goiás. Toda a programação do Fica 2015 é gratuita, sendo o cinema sua tônica.

O brasileiro Walter Carvalho e o português José Vieira Mendes, da Green Film Network, estão entre os convidados. Entre as estreias de filmes nacionais no festival está Cora Coralina – Todas as Vidas, de Renato Barbieri, que mistura documentário e ficção.

Esse ano, o festival retoma a tradição de homenagear artistas goianos em seu cartaz. Nessa edição, é a vez de Frei Nazareno Confaloni, pintor muralista falecido em 1977 em Goiânia. Confaloni pintou 15 afrescos na Igreja do Rosário, na Cidade de Goiás, idealizou a Escola Goiana de Belas Artes, onde lecionou pintura e desenho, e foi um dos fundadores da faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Goiás (UCG), atual PUC Goiás.  

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Programação completa aqui.