Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

WEB - Marco Civil em 'modo emergência'
Qua, 12 de Março de 2014 23:37

Gilberto Gil: liderando movimento pró-Marco Civil. Foto: Di...

(BR Press) - "Estamos em modo de emergência!" A frase é do artista e ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Alguns dos principais partidos da Câmara e deputados influentes lançaram uma ofensiva final para acabar com o Marco Civil da Internet – que garante liberdade na rede, com acesso irrestrito a conteúdos e sigilo de dados pessoais, bem parecido como é hoje e longe do modelo "TV por assinatura" que querem os provedores de acesso, de olho no lucro que "pacotes" de acesso podem trazer.

    Esse lobby corporativo está com tudo no Congresso Nacional e, por isso, o governo do PT – partido do relator do projeto de lei que regulamenta o Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon, ao qual interessa a aprovação dao texto da chamada "constituição da internet" – pediu AO  presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que adiasse a votação para a próxima semana.

Pomo da discórdia

    O Marco Civil da Internet já era fruto de desentendimentos do PT com o PMDB, que, como estratégia de punição ao governo Dilma, disse que irá votar contra o projeto de lei – e o partido tem 60 dos 76 parlamentares de sua bancada, a segunda maior, em consenso. Há um grupo de deputados indecisos, e dependem do voto deles a manutenção de uma internet livre. As decisões estão sendo tomadas com o mínimo de transparência possível e, por isso, circula uma abaixo assinado na we exigindo que a liberdade na web seja mantida no Brasil.

    Gilberto Gil está encabeçamdo o movimento pela coleta de 400 mil assinaturas (veja aqui] , por meio do site Avaaz.org.br . "Fontes internas nos disseram que a pressão popular pode influenciar. Vamos começar um tsunami de ligações para líderes de partidos e parlamentares indecisos, e deixar claro para eles que se enterrarem o Marco Civil, essa atitude irá influenciar suas futuras eleições", diz a petição.

    O movimento Avaaz pela aprovação do Marco Civil na Internet deu até o "texto" que pode ser usado no contato com os excelentíssimos deputados. Veja só:

•    Peço que o deputado vote a favor do Marco Civil agora e coloque o interesse das pessoas acima dos interesses das empresas de telecomunicação.
    •    Nós, eleitores, vamos lembrar da sua decisão hoje. Acabar com o Marco Civil terá consequências eleitorais adversas.

    E essa, é especial para o PMDB:

    •    Exijo que deixe o Marco Civil fora de disputas por mais cargos. Ao invés disso, o deputado deve defender a internet como um lugar de liberdade, criatividade e inovação.

LIGUE DJÁ

Eis os telefones de Vossas Excelências, os deputados federais indecisos, segundo o Avaaz:

Vanderley Macris (PSDB-SP)
Tel: (61) 3215-5348

Alfredo Sirkis (PSB-RJ)
Tel: (61) 3215-5240

Gabriel Chalita (PMDB-SP)
Tel: (61) 3215-5817