Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ARTE/ATIVISMO - Maré está para Amor de Madre
Qui, 26 de Setembro de 2013 23:23

Banco Sea Chair: reproduzido em todo o mundo. Foto: Divulga...

(São Paulo, BR Press) - Na última quinta (26/09), aconteceu o lançamento do Maré - Tides of Change, um projeto que aborda o problema do plástico marinho na fonte e que visa através de educação, comunicação, design e tecnologia, dar um novo destino a esse resíduo – que é hoje o maior problema ambiental do mundo.

    É obra do Coletivo Amor de Madre, que, fazendo arte,  desperta o público para a questão, e realiza sua última exposição no atual espaço físico onde está localizado, na Rua Estados Unidos,  em São Paulo.

Arquitetura flutuante

     A exposição abre o ciclo de três anos de efetivação do Projeto Maré, e a expectativa é que ele seja apresentado durante as Olimpíadas de 2016 em uma arquitetura flutuante.

    O Projeto Maré nasceu do Sea Chair Project, do Studio Swine, que estudou durante dois anos o potencial de uso de plásticos retirados do mar, considerado hoje o maior problema ambiental.

    Inicialmente, foi criado o banco Sea Chair com esses materiais, que ganhou diversos prêmios entre 2012 e 2013 e, por ser livre de direitos autorais, pode e está sendo replicado por pessoas do mundo todo.

Brasil -Reino Unido

    O projeto, é dividido em duas frentes: o Maré UK (Reino Unido), liderado pelo Studio Swine. com apoio da Imperial College, e o Maré Brasil, idealizado e liderado pelo Coletivo Amor de Madre.    

    No dia exposição serão lançadas também as plataformas online do projeto, alimentadas com conteúdos de pesquisa do problema e andamento do projeto.

    Após esta mostra, o Coletivo passa a existir apenas virtualmente – mas continua aplicando o design para garantir uma vida efetivamente melhor.

    APP disponível para IOS do Coletivo Amor de Madre e a loja pelo site do coletivo.