Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

BEBIDA - Café no copo é tudo de bom
Qui, 16 de Maio de 2013 23:50

Irish Coffee deve ser servido numa taça de vidro especial. ...

(BR Press) - Há quem diga que um cafezinho no copo de vidro – seja o popular e "botequeiro" copo americano ou uma chique taça – é muito mais gostoso. "Adoro…", diz a blogueira Tamara L. Allgauer de Mello, do blog Café com Gato, cujo post sobre o assunto inclui uma foto de dar água na boca, com café no copo e uma cesta de broas de milho (huuummmmm!!!), acompanhada de um "#ProntoFalei!".

    Você também é um desses adeptos ao café no copo? Então, de agora em diante, você pode saborear seu café no copo no balcão da padaria com a mesma classe e segurança que terá ao sorver um Irish Coffee ou Café Irlandês, delícia preparada numa taça  de vidro específica ainda pouco explorada no Brasil, um dos maiores produtores de café do mundo.

Faz bem

    Pesquisas, como as realizadas pela Embrapa Café, comprovam que o cérebro reage positivamente aos aromas do café. O café é um alimento funcional e nutracêutico. Essa máxima já é aceita pela comunidade médico-científica por estar relacionado à prevenção de doenças físicas, mentais e degenerativas e à manutenção da saúde.

    Pesquisas comprovam que o café vai muito além da cafeína, contendo também diversos nutrientes: minerais (como cálcio, potássio, zinco, ferro, magnésio), aminoácidos, proteínas, lipídeos e ainda elementos antioxidantes, entre eles os ácidos clorogênicos.

    O fato é que todo "cafólatra" que se preze vai amar a receita de Irish Coffee – um café calibrado com uísque para tomar nas tardes frias, que esquenta qualquer happy hour. É que o Irish Coffee tem dois estimulantes: cafeína e álcool. Reza a lenda que seu inventor, o chef irlandês Joseph Sheridan, tinha café pronto e resolveu adicionar um "plus" – uma quantidade pequena de uísque.

Inspirador

    Desde então, diferentes versões da bebida surgiram, como Irish Coffee feito com o licor de uísque e creme irlandês Baileys, que substitui o uísque, e o Kentucky Coffee que substitui o uísque por bourbon, do tipo Jack Daniels.

    O importante é o creme no topo da taça – especial para Irish Coffe: para dar aquele aspecto de um copo de cerveja preta Guinness, a irlandesa mais famosa do mundo. O poeta irlandês Oscar Wilde (1854-1900) caiu nas graças do Irish Coffee e escreveu este soneto para a bebida:
"Creme rico como um sotaque irlandês.
Café forte como uma mão amiga
Açúcar tão doce como a língua de um ladino
Uísque tão suave quanto a sagacidade da terra."

    Receita oficial doInternational Bartenders Association:

- 40 ml de uísque irlandês
- 80 ml de café forte quente (de preferência espresso)
- 30 ml de creme de leite fresco batido ou chantilly
- 1 colher de açúcar mascavo

Modo de Preparo

    Coloque o açúcar na taça de vidro para Irish Coffee, em seguida adicione o uísque, complete com o café, deixando espaço para o creme de leite. Mexa bem e deixe a mistura descansar um pouco. Depois adicione o creme de leite batido devagar, de forma que fique separado da bebida, flutuando. O açúcar ajuda para que o creme de leite não se misture ao café.