Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MODA - Pisando em Oz
Ter, 15 de Outubro de 2013 00:00

Nicholas Kirkwood assina sapatos inspirados em Oz - Mágico ...

(Londres, BR Press) - Nicholas Kirkwood é o designer que assina todo o material promocional da London Fashion Week Primavera-Verão 2014, a semana de moda de Londres, que aconteceu de 13 a 17/09. Fazendo a linha "sapateiro maluco", este inglês é conhecido pela conexão fashion amarrada com o cinema. Foi ele quem criou os sapatos dos personagens principais do filme Oz - Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful, 2013).

No lançamento do longa, em março deste ano, no Reino Unido, a Selfridges de Oxford Circus, em Londres, montou uma incrível vitrine especial com sapatos inspirados no clássico O Mágico de Oz, desenhados por Kirkwood.

    Os sapatos integraram cerca de 2 mil figurinos criados para o filme. A BR Press viu os vestidos  das três bruxas (assinados por Gary Jones, figurinista do longa que já foi indicado ao Oscar) – Glinda (Michelle Williams), Evanora (Rachel Weisz) e Theodora (Mila Kunis) – num evento de Oz na London Fashion Week Outono-Inverno 2013, em fevereiro. Eles são realmente lindos, mas os sapatos são criações comerciais – ainda que então à venda exclusivamente na Selfridges.

Divertido e premiado

    O designer Nicholas Kirkwood cria modelos que lembram Dr. Marteens. Para Oz, fez um masculino bicolor inspirado no mágico (James Franco), uma anke boot luxuosa inspirada em Theodora, e sandálias bem altas (uma bem angelical e leve remetendo à Glinda, e outra mais dark e pesada para Evanora). No evento da LFW, ele exibiu os croquis dos sapatos. Nesta temporada, ele volta a expor e, claro, estaremos acompanhando.
    
    "Não sou nada averso a colocar um pouco de fantasia no nosso dia a dia", diz Kirkwood. "E ter de criar sapatos que são a cara de bruxas, boas e más, e do supostamente mágico charlatão foi muito divertido", completa, em depoimento ao blog Women's Wear Daily, do New York Times.

Superstar

   "Novo queridinho das marcas modernas", segundo Glória Kalil, Nicholas Kirkwood foi a grande estrela do BFC/Vogue Fashion Fund, premiação promovida pela edição inglesa da revista e pelo British Fashion Council. o conselho de moda do governo inglês, entregue antes do evento de Oz na LFW. O prêmio de 200 mil libras (cerca de R$ 629 mil) é um incentivo destinado a novos estilistas e pequenas empresas de moda. 

   

Kirkwood lançou sua primeira linha em 2005 e, desde então, ficou conhecido pelos formatos arrojados e saltos diferenciados – principalmente em parceria com marcas como Rodarte. Foi somente em 2011 que ele abriu sua primeira loja em Londres, expandindo os negócios para os EUA em 2012, quando levou  o prêmio de designer de acessórios no British Fashion Awards..

    No início de 2013, seu grande marco foi o lançamento de sua linha de sapatos para homens na London Men's Collections, pré-LFW masculina que aconteceu em janeiro. Recentemente, foi anunciado que os sapatos de Nicholas Kirkwood passaram a pertencer ao conglomaredo de marcas de luxo LVMH, que detém Louis Vuitton, Bvlgari, Céline e Givenchy.

(Juliana Resende/BR Press; colaborou Steffen Michels/Especial para BR Press


    Assista a trechos do evento de Oz na London Fashion Week, com o estilista Nicholas Kirkwood apresentando os sapatos que criou: